30316060

Andrologia: o que é e o que ela pode fazer para a saúde do homem

Os homens, de uma maneira geral, são conhecidos por não cuidarem de sua saúde como deveriam. Até mesmo uma visita de rotina ao urologista pode envolver preconceitos bobos. Diante dessa realidade, saber o que é a andrologia pode ser muito importante.

Boa parte das pessoas desconhece essa subespecialidade, mas o fato é que ela vem ganhando espaço no mercado, sobretudo quando um casal deseja engravidar e vem tendo problemas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

O que é a andrologia?

A andrologia é uma subespecialidade ou área de atuação da urologia, com foco na função sexual, no sistema reprodutor masculino e nas suas questões hormonais. 

No Brasil, a andrologia está intrinsecamente vinculada à urologia, de forma que a maioria dos urologistas tem treinamento básico em andrologia, pois cerca de 30% das consultas de um urologista geral envolve problemas andrológicos. No entanto, em alguns países do mundo a andrologia tem uma maior independência, com serviços assistenciais, residência médica e até sociedade própria. 

Qual a diferença entre andrologia e urologia?

O urologista, por ter uma atuação mais ampla e ao contrário da crença popular, pode atender tanto homens quanto mulheres, pois os seus conhecimentos são voltados para a abordagem de doenças do sistema genitourinário de uma maneira geral.

Já o andrologista tem o seu foco na saúde sexual e reprodutora masculina, habitualmente solicitando exames, fazendo o diagnóstico e prescrevendo tratamentos relacionados a tais problemas. Ele atua, por exemplo, nos problemas de disfunção erétil, infertilidade masculina, ejaculação precoce, doença de Peyronie, entre outros. O andrologista também se especializa em questões hormonais do homem que envolvem tanto infertilidade masculina como a deficiência de testosterona, popularmente conhecida como andropausa. 

É muito importante não ter preconceito e não achar que um homem só deve procurar o médico quando estiver apresentando algum sintoma, pois o andrologista é capacitado para fazer um acompanhamento da saúde masculina em todas as faixas etárias, desde o início de sua vida sexual até a terceira idade.

Quando procurar um andrologista?

Os problemas andrológicos habituais são geralmente bem conduzidos por urologistas, o que incluem disfunção erétil, ejaculação precoce entre outros. No entanto questões mais delicadas que requerem um treinamento mais minucioso, como doença de Peyronie, infertilidade masculina refratária, azoospermia, reconstrução complexas do sistema genital masculino, colocação de próteses penianas infláveis e reoperações de cirurgias de varicocele e reversão de vasectomia que falharam são geralmente melhor tratadas por andrologistas.  

Por que o casal que quer engravidar precisa consultar um andrologista?

O casal que deseja engravidar não pode deixar de fazer uma visita ao andrologista, pois esse médico é justamente o especialista que está mais apto a diagnosticar e tratar as alterações na função reprodutora ou sexual no homem, especialmente naquelas que estão relacionadas à infertilidade masculina.

Além disso, o andrologista é um forte aliado no planejamento familiar, pois atua através da realização da vasectomia e da cirurgia de reversão desse procedimento , o que fazem do andrologista o profissional mais indicado para atuar nos direcionamentos dos seus pacientes no que diz respeito à sua qualidade de vida, sobretudo do ponto de vista do sucesso reprodutivo e da sua própria satisfação sexual.

Agora que você entendeu melhor o que é a andrologia, não deixe de visitar esse especialista regularmente, pois ele é o médico que pode ajudar qualquer homem a aproveitar a vida com muito mais saúde!

Se você gostou de entender o que é andrologia, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

WhatsApp chat