30316060

Espermograma em Fortaleza, para quer serve e onde fazer?

Os homens são conhecidos em praticamente todo o mundo por não cuidarem bem da sua saúde, seja em função de questões socioculturais ou até mesmo preconceitos infundados. O espermograma é um exame bastante simples e pode ajudar em diversos aspectos, sobretudo em se tratando de uma pessoa que deseja ter filhos em curto prazo. Mas e você, sabe como e onde fazer um espermograma em Fortaleza?

Mas afinal, o que é o espermograma?

Como você já deve saber, o espermograma é um exame que é realizado pelos homens. Sua coleta é feita através de uma masturbação simples na maioria dos casos A sua principal função é a avaliação da produção dos espermatozoides pelos testículos e também da saúde das glândulas acessórias, como a próstata e as vesículas seminais

Como a produção de sêmen e células espermáticas não é homogênea, o espermograma acaba sendo um exame que possui uma alta variabilidade. Logo pode ser preciso fazer avaliações sucessivas para se chegar a uma conclusão definitiva. A principal vantagem desse exame é que ele é simples, nada invasivo, indolor e não apresenta nenhum tipo de risco para a saúde.

Quando um espermograma é solicitado?

Esse exame é solicitado principalmente em casos de infertilidade conjugal, mas pode também ajudar a avaliar suspeitas de alguma infecção no trato genital masculino. Por meio da contagem do número de espermatozoides e da sua análise morfológica, o exame pode ajudar a definir uma das possíveis razões para essa situação.

Outra indicação é para homens que fizeram vasectomia e querem saber se a operação deu certo, atestando a eficácia do procedimento. O resultado também pode indicar diversos fatores que influenciam na saúde masculina e, apesar de não ter uma periodicidade definida para ser feito, vale fazer essa análise de acordo com a recomendação do seu médico.

Qual a importância de fazer o espermograma com profissionais capacitados?

Como você viu nos tópicos anteriores, o espermograma é muito importante e pode ser válido para diversas análises. No entanto, é muito importante que você só faça esse exame com profissionais capacitados e em uma clínica que tenha um elevado grau de confiabilidade, para que os resultados sejam fidedignos e confiáveis.

Alguns dos fatores analisados, por exemplo, são o volume e o pH do sêmen, a sua liquefação, a concentração, o número e o tipo dos espermatozoides, assim como a sua motilidade, a sua velocidade de progressão, a sua vitalidade e a sua morfologia. Pode-se ainda fazer análises complementares como a fragmentação de DNA espermático e a análise após processamento seminal. Um especialista pode interpretar o espermograma de maneira correta e tirar conclusões consolidadas. Caso o exame esteja alterado, fique tranquilo, pois existem vários tratamentos disponíveis.

Está precisando fazer um espermograma em Fortaleza? Então não perca mais tempo e entre em contato com a BIOS pelo telefone (85) 4012-6364!

Texto revisado por Dr. Eduardo Miranda (CRM-CE 11133| RQE 7316).

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

WhatsApp chat