Exames

Conheça a lista de exames importantes que podem auxiliar a diagnosticar e tratar doenças

Monitorização de Ovulação

Ultrassom realizado do 1° ao 5° dia do ciclo menstrual com a finalidade de avaliar a reserva ovariana da paciente.

Videohisteroscopia com Biópsia Dirigida

Realizado do 8° ao 14° dia do ciclo menstrual, esse exame avalia a cavidade uterina. Tem grande importância no diagnóstico dos casos de infertilidade, uma vez que nesse local se implanta e se desenvolve o embrião.

Mapeamento para Endometriose

Esse exame tem a finalidade de avaliar a presença ou o grau de endometriose e pode ser realizado em qualquer momento do ciclo menstrual. É necessário um preparo de intestino, cujas orientações são fornecidas à paciente após a solicitação do procedimento.

Mapeamento para Endometriose

Esse exame tem a finalidade de avaliar a presença ou o grau de endometriose e pode ser realizado em qualquer momento do ciclo menstrual. É necessário um preparo de intestino, cujas orientações são fornecidas à paciente após a solicitação do procedimento.

Ultrassom Transvaginal

Normalmente o ginecologista solicita que o exame seja feito uma vez ao ano. Mas, quando é encontrada alguma alteração em um desses órgãos analisados, pode ser necessário repeti-lo com uma frequência maior. A grande vantagem do ultrassom transvaginal é a utilização do transdutor, aparelho que é posicionado dentro da vagina e fica próximo ao colo do útero e o útero, possibilitando uma visão mais ampla e detalhada que o ultrassom pélvico.

Ultrassom de Mamas

O ultrassom é um exame que identifica lesões císticas, nódulos sólidos palpáveis, assimetrias ou alterações mamárias já identificadas anteriormente pelo mamógrafo. Ele também é muito indicado para jovens mulheres, especialmente aquelas que possuem a mama densa. É muito indicado para procedimentos de rotina em mulheres com menos de 40 anos. Porém, por falta de informação, muitas mulheres acreditam que o exame deva ser desconsiderado para diagnóstico de câncer.

Biópsia de Mamas

Geralmente, a biópsia é solicitada após os resultados da mamografia e ultrassonografia indicarem suspeita de câncer de mama ou caso tenha sido encontrado algum nódulo durante o exame físico. O profissional de saúde também pode requisitar a realização do exame caso haja alguns sinais específicos, como secreções sanguinolentas nos mamilos, formação de crostas, alterações na textura da pele ou formação de escamas.

Ultrassom de Tireóide

O ultrassom de tireoide é um exame utilizado no diagnóstico de diversas doenças que afetam a glândula tireoide e também no acompanhamento desses problemas. Esse tipo de ultrassonografia é considerada bastante simples, não apresenta risco para o paciente e tem resultados muito precisos. Esse exame de tireoide é solicitado quando o médico tem suspeita de que o paciente esteja com algum problema na glândula, ou quando o exame de sangue apresenta alguma alteração que precisa ser chegada com mais profundidade.

Punção de Tireóide

A punção de nódulo na tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Ele é geralmente realizado por um ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um especialista.

Ultrassom Abdominal Total

Os principais órgãos analisados pelo ultrassom de abdômen total são: vesícula biliar, pâncreas, fígado, baço, bexiga e rins. O exame também é capaz de analisar uma série de artérias e veias, como a veia cava inferior e a aorta. Apesar de ser capaz de avaliar características externas do estômago e do intestino, os gases presentes nesses órgãos dificultam a ação do aparelho para a geração de imagens nítidas.

Ultrassom Testicular com Doppler

O ultrassom testicular ou ultrassonografia da bolsa escrotal é um exame solicitado durante a investigação da infertilidade masculina, sobretudo se o espermograma indicar alterações espermáticas, como azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen). O procedimento do ultrassom testicular é simples, rápido, indolor e não invasivo. Para verificar o fluxo sanguíneo local, utiliza-se o recurso de ultrassonografia com Doppler colorido.

Ultrassom Testicular

O ultrassom testicular ou ultrassonografia da bolsa escrotal é um exame solicitado durante a investigação da infertilidade masculina, sobretudo se o espermograma indicar alterações espermáticas, como azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen). O procedimento do ultrassom testicular é simples, rápido, indolor e não invasivo.

Ultrassom de Pesquisa

A ultrassonografia para contagem dos folículos antrais é feita pelo método transvaginal, de forma que os órgãos do trato reprodutivo superior, em especial os ovários, sejam bem visualizados. O exame é realizado no começo do ciclo menstrual, fase em que os folículos começam a se desenvolver. São contabilizados os folículos com tamanho entre 2 e 9 mm e o esperado é que sejam encontrados pelo menos 12 folículos antrais. Um número menor que esse indica baixa reserva ovariana e, por consequência, necessidade de orientação médica.

Sono-histerossalpingografia

Por meio de imagens detalhadas, o procedimento revela obstruções tubárias, malformações uterinas e outros problemas que podem dificultar a concepção. Além disso, esse exame também é utilizado para monitorar a resposta do útero a tratamentos, como a repermeabilozação tubária (outra técnica minimamente invasiva) ou a remoção de pólipos. Através da consulta, você receberá uma avaliação precisa e personalizada.

Ablação por Radiofrequência

É um procedimento usado para destruir tecidos anormais, como tumores, utilizando calor (ablação por radiofrequência) ou frio extremo (crioterapia). Sondas especiais são inseridas no tecido alvo e usadas para aplicar energia térmica, destruindo as células anormais. A ablação é um procedimento minimamente invasivo que utiliza o calor intenso para destruir o tecido tumoral. Esse procedimento é utilizado como alternativa para procedimentos cirúrgicos.

Alcoolização de Endometrioma

Um tratamento muito eficiente e minimamente invasivo para o endometrioma é a aspiração do conteúdo do cisto por uma agulha, guiada pela ultrassonografia transvaginal e a na sequência a ablação do cisto com álcool absoluto. Diversos estudos têm demonstrado que a alcoolização do endometrioma é eficaz no tratamento da endometriose ovariana, com taxas de recidiva que variam de 0 a 8%. Quando comparado com a cirurgia, determina menor redução da reserva ovariana e reduz sintomas de dor pélvica.

Recanalização Tubária

A reversão da laqueadura pode ser feita através da videolaparoscopia, que traz uma adequada ampliação do campo cirúrgico e tem como vantagens menor dor pós-operatória, alta hospitalar muitas vezes no mesmo dia da cirurgia, retorno mais rápido às atividades, menor risco de infecção, possibilidade de estudo de toda a cavidade abdominal durante o procedimento, e melhores resultados estéticos.
× Como posso te ajudar?