Exames

Conheça a lista de exames importantes que podem auxiliar a diagnosticar e tratar doenças

Videohisteroscopia com Biópsia Dirigida

Realizado do 8° ao 14° dia do ciclo menstrual, esse exame avalia a cavidade uterina. Tem grande importância no diagnóstico dos casos de infertilidade, uma vez que nesse local se implanta e se desenvolve o embrião.

Mapeamento para Endometriose

Esse exame tem a finalidade de avaliar a presença ou o grau de endometriose e pode ser realizado em qualquer momento do ciclo menstrual. É necessário um preparo de intestino, cujas orientações são fornecidas à paciente após a solicitação do procedimento.

Ultrassom Transvaginal

Normalmente o ginecologista solicita que o exame seja feito uma vez ao ano. Mas, quando é encontrada alguma alteração em um desses órgãos analisados, pode ser necessário repeti-lo com uma frequência maior. A grande vantagem do ultrassom transvaginal é a utilização do transdutor, aparelho que é posicionado dentro da vagina e fica próximo ao colo do útero e o útero, possibilitando uma visão mais ampla e detalhada que o ultrassom pélvico.

Ultrassom de Mamas

O ultrassom é um exame que identifica lesões císticas, nódulos sólidos palpáveis, assimetrias ou alterações mamárias já identificadas anteriormente pelo mamógrafo. Ele também é muito indicado para jovens mulheres, especialmente aquelas que possuem a mama densa. É muito indicado para procedimentos de rotina em mulheres com menos de 40 anos. Porém, por falta de informação, muitas mulheres acreditam que o exame deva ser desconsiderado para diagnóstico de câncer.

Ultrassom de Tireóide

O ultrassom de tireoide é um exame utilizado no diagnóstico de diversas doenças que afetam a glândula tireoide e no acompanhamento desses problemas. Esse tipo de ultrassonografia é considerado bastante simples, não apresenta risco para o paciente e tem resultados muito precisos. Esse exame de tireoide é solicitado quando o médico tem suspeita de que o paciente esteja com algum problema na glândula, ou quando o exame de sangue apresenta alguma alteração que precisa ser chegada com mais profundidade.

Ultrassom Abdominal Total

Os principais órgãos analisados pelo ultrassom de abdômen total são: vesícula biliar, pâncreas, fígado, baço, bexiga e rins. O exame também é capaz de analisar uma série de artérias e veias, como a veia cava inferior e a aorta. Apesar de ser capaz de avaliar características externas do estômago e do intestino, os gases presentes nesses órgãos dificultam a ação do aparelho para a geração de imagens nítidas.

Ultrassom de Pesquisa

A ultrassonografia para contagem dos folículos antrais é feita pelo método transvaginal, de forma que os órgãos do trato reprodutivo superior, em especial os ovários, sejam bem visualizados. O exame é realizado no começo do ciclo menstrual, fase em que os folículos começam a se desenvolver. São contabilizados os folículos com tamanho entre 2 e 9 mm e o esperado é que sejam encontrados pelo menos 12 folículos antrais. Um número menor que esse indica baixa reserva ovariana e, por consequência, necessidade de orientação médica.

Ultrassom Testicular

Ultrassom Testicular com Doppler

O ultrassom testicular ou ultrassonografia da bolsa escrotal é um exame solicitado durante a investigação da infertilidade masculina, sobretudo se o espermograma indicar alterações espermáticas, como azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen). O procedimento do ultrassom testicular é simples, rápido, indolor e não invasivo. Para verificar o fluxo sanguíneo local, utiliza-se o recurso de ultrassonografia com Doppler colorido.

Sono-histerossalpingografia

Por meio de imagens detalhadas, o procedimento revela obstruções tubárias, malformações uterinas e outros problemas que podem dificultar a concepção. Além disso, esse exame também é utilizado para monitorar a resposta do útero a tratamentos, como a repermeabilização tubária (outra técnica minimamente invasiva) ou a remoção de pólipos. Através da consulta, você receberá uma avaliação precisa e personalizada.

Fragmentação do DNA do Espermatozoide

Entre os fatores envolvidos na falha do processo de obtenção de embriões, citam-se as alterações genéticas nos espermatozoides. Assim sendo, algumas técnicas de investigação, baseiam-se em metodologia de fluorescência, são propostas para identificar possíveis anomalias. Dentre as mais modernas estão aquelas denominadas de ‘técnicas de TUNEL’ que permitem avaliar a fragmentação do DNA do espermatozoide.

Em 2003, o francês M. Benchaib demonstrou que homens apresentando mais de 20% de fragmentação do DNA dos espermatozoides não obtiveram gravidez quando da utilização das técnicas de FIV/ICSI. Além disso, este exame tem um ótimo valor preditivo em casos de falhas de implantação apesar de embriões de boa qualidade serem obtidos. As causas da fragmentação do DNA e seu impacto nas taxas de fertilização e gravidez não são claras. Entretanto, comprovou-se que o estresse oxidativo pode afetar a integridade dos espermatozoides e causar danos e fragmentação em seu DNA.

Ultrassom Morfológico

É um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do bebê. Permite identificar possíveis malformações e descobrir o sexo da criança, características de síndromes cromossômicas, malformações como espinha bífida, hidrocefalia, anencefalia, alterações renais, hérnia diafragmática e doenças cardíacas, dentre outras possibilidades. Além disso, no ultrassom morfológico analisa o tamanho do feto, os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional. A ultrassonografia morfológica é indicada nos três trimestres de gestação, mas a frequência pode ser maior, conforme solicitação do obstetra.

Ultrassom Obstétrico Abdominal Simples

O ultrassom obstétrico é um exame de imagem feito com o uso de ondas sonoras para obter a imagem do bebê, do útero e de outros órgãos em tempo real. Simples e indolor, o exame dura em média de 20 a 30 minutos e não causa efeitos colaterais. Ou seja, é feito rapidamente.

Ultrassom Obstétrico Abdominal com Doppler

A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um dos exames de diagnóstico mais comuns no cuidado da saúde e na prevenção de variadas doenças. Existem diversos tipos de ultrassom e, quando o exame é realizado com Doppler, é possível avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do corpo.