Sete principais causas da infertilidade masculina

As causas da infertilidade estão associadas a diversos fatores. Entre os homens existem alguns problemas que se repetem com mais frequência.

1. Varicocele, dilatação das veias dos testículos semelhante a varizes, que leva ao aumento da temperatura do órgão e é a causa mais comum da infertilidade masculina.   

2. Alterações hormonais que podem influenciar negativamente a produção dos espermatozoides (esporogênese). 

3. Doenças genéticas, como a microdeleção do cromossomo Y, que podem ser a causa do homem não produzir espermatozoides.

4. Processos infecciosos, como a parotidite epidêmica aguda (caxumba), e as doenças sexualmente transmissíveis que podem causar obstruções e impedir a ejaculação dos espermatozoides.

5. Doenças sistêmicas, como diabetes, que podem alterar negativamente os parâmetros de qualidade seminal.

6. Fatores ambientais como a utilização de determinados medicamentos, fumo, álcool ou drogas ilegais, além da exposição a radiações ambientais ou radioterapia que também podem prejudicar a esporogênese.

7. Aumento de temperatura nos testículos (devido ao calor natural, uso de eletrodomésticos ou doença febril) que pode alterar o número e motilidade dos espermatozoides.

Ainda existem outros fatores que podem influenciar diretamente na fertilidade masculina e é essencial contar com a ajuda de um especialista para ter o acompanhamento correto. O andrologista é o médico que se dedica à saúde do homem fazendo o diagnóstico e o tratamento desses casos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights