O desejo de mulheres grávidas de comer alimentos inusitados permeia o imaginário popular e é até motivo de piadas. Afinal, alguns desses desejos são bem esquisitos mesmo. Mas, apesar de muitas pessoas pensarem que é um mero capricho da mulher, alguns fatores podem determinar o surgimento desses desejos, que acontecem geralmente no início da gestação, podendo durar mais tempo.
A maioria das vontades das grávidas tem relação com as alterações hormonais que ocorrem com mais intensidade no início da gestação, as mesmas que causam os enjoos. Os hormônios prolactina e progesterona causam alterações no apetite e mudança do pH da boca, levando a gestante a comer alimentos de que antes não gostava, não querer mais seus alimentos favoritos e desejar comer alimentos com sabores diferentes.
A Dra. Roberta Becco alerta que “o ideal é procurar um nutricionista para avaliar se a gestante está com alguma carência nutricional ou com sobrepeso, pois muitas vezes esses desejos de grávidas incluem alimentos com muitas calorias e baixo teor nutricional. A gestante não deve comer por dois, como dizem por aí, mas sim manter uma alimentação balanceada e sem regime.”