Muitas são as dúvidas das futuras mamães, especialmente as de primeira viagem. Uma delas é sobre a anestesia na hora do parto. Existem várias técnicas e indicações, e uma conversa com o seu médico pode esclarecer todas as dúvidas.
As anestesias regionais, especialmente os bloqueios neuroaxiais, são as mais utilizadas e são capazes de abolir completamente a dor em qualquer fase do trabalho de parto, inclusive em um parto normal. “Utilizar uma técnica correta de anestesia em parto normal pode trazer benefícios para mãe e bebê, além de diminuir a sobrecarga cardiorrespiratória da mãe e de reduzir a liberação de substâncias ligadas ao estresse e à dor, contribuindo para manter um fluxo sanguíneo útero-placentário adequado”, explica a Dra. Zélia Becco.
A anestesia, quando bem indicada, não prejudica o trabalho de parto, a dilatação do colo do útero e mantém a capacidade da mulher de realizar os esforços expulsivos para o nascimento do bebê.
Apesar dos benefícios, existem algumas contraindicações para a anestesia peridural, como mulheres que apresentam distúrbios de coagulação, adquiridos ou congênitos, portadoras de cardiopatias e doenças neurológicas. De acordo com a Dra Zélia Becco, nesses casos, é possível valer-se de técnicas alternativas de analgesia, como técnicas sistêmicas, para evitar a dor durante o parto e até mesmo a acupuntura.