A chegada de um bebê na família sempre traz um misto de alegria e apreensão. Entre as preocupações está a adaptação da casa, especialmente se for o primeiro bebê da família. A falta de tempo dos pais quando têm um bebê os impede de fazer grandes modificações na casa. Pequenas adaptações podem e devem ser feitas para garantir a segurança das crianças, que logo crescem e, curiosas, exploram ao máximo o ambiente ao seu redor.
Algumas medidas importantes que devem ser tomadas são:
– Manter os móveis afastados das janelas para evitar que as crianças se arrisquem escalando-os, em todos os cômodos da casa;
– Caso haja escadas, instalar portões/portas no topo e na base;
– Instalar telas e grades nas janelas;
– Esconder fios de eletrodomésticos e persianas com mais de 15cm para evitar enforcamento;
– Não manter plantas ornamentais tóxicas em casa;
– Guardar fora do alcance das crianças os objetos pequenos e/ou cortantes;
– Caso a família tenha animais de estimação, mesmo que mansos e bem cuidados, manter um espaço para eles na área externa da casa, para evitar alergias e outras patologias.
A Dra. Sylvia Goulart destaca a importância de medidas preventivas para a saúde e bem-estar das crianças, evitando preocupações para a família: “Todo processo de mudança exige uma preparação para a alteração da rotina da família, além de investimentos em pintura, decoração e, às vezes, até construção que os pais costumam pensar. O objetivo é uma casa mais agradável a todos e mais segura para os novos membros da família.”