Cistos ovarianos e ovários policísticos, qual a diferença?

A Síndrome dos Ovários Policísticos atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo. É algo que agrava a situação de infertilidade feminina e causa transtornos na vida da mulher. Por sua vez, ovários com características policísticas não necessariamente estão relacionados à Síndrome dos Ovários Policísticos ou SOP.

A SOP caracteriza-se por aumento de hormônios masculinos na mulher, não associado a outras doenças, e causa menstruação irregular, falha ou ausência de ovulação e, na maioria dos casos, ovários com características policísticas. A ginecologista Claudia Georgia explica que “15% das mulheres em idade fértil são acometidas pela SOP. Apesar de um dos maiores sintomas da SOP ser a alteração menstrual, com 85% a 90% de correlação com a doença, 30% das mulheres com SOP menstruam normalmente.” Outros sintomas são aumento de pelos corporais nas regiões do buço, face, tórax,costas, abdômen, braços e coxas, acne severa e infertilidade por anovulação.

“Mulheres com antecedentes de SOP na família, obesidade, diabetes tipos I, II e gestacional, alto ou baixo peso no nascimento, puberdade precoce e síndrome metabólica têm mais chances de desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos. Um correto diagnóstico da SOP vai garantir a essas mulheres mais qualidade de vida”, conclui dra. Claudia Georgia.