Um dia para lutar contra a endometriose

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou no último mês a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose (8 de maio). A doença afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo todo e mais de seis milhões só no Brasil. A Câmara defende que a endometriose merece atenção por parte dos médicos clínicos gerais e dos ginecologistas, que têm por objetivo cuidar da saúde e da qualidade de vida das mulheres.

A doença é caracterizada pela presença de tecidos semelhantes ao endométrio fora do útero e causa sintomas crônicos, como dor aguda e inflamação, associada também à subfertilidade e à perda de qualidade de vida da mulher acometida. É encontrada em mulheres em idade reprodutiva, independente de seu grupo étnico ou social.

Apesar de a endometriose ser responsável por 40% dos casos de infertilidade no país, 2/3 das mulheres não associa a doença à dificuldade de engravidar, conforme dados da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, sendo necessária uma conscientização maciça acerca da doença.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights