Cistos no ovário e ovários policísticos: qual a diferença?

Cistos no ovário e ovários policísticos são males distintos. A diferença está no tamanho e no número de cistos. Geralmente, no caso policístico, existem de 10 a 20 cistos com meio centímetro de diâmetro. Já nos casos comuns de cisto de ovário as formações são únicas e bem maiores, medindo de 3 a 10 centímetros.

Os cistos menores que 6 centímetros de diâmetro podem ser tratados clinicamente, com possibilidade de regredirem. Aqueles acima deste tamanho devem ser retirados cirurgicamente. Esses cistos podem provocar uma leve dor em um lado da região baixa do abdômen, sem relação com a menstruação. Não causa obesidade, alterações hormonais, nem alterações menstruais. Muitas vezes, os cistos ovarianos são assintomáticos e descobertos por acaso durante exames de rotina.

Já a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), também conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal, é caracterizada pelo aumento dos ovários, contendo várias bolsas cheias de material líquido ou semi-sólido. Esses cistos estão entre as principais causas da infertilidade, pois são acompanhados de intensas e complexas anormalidades hormonais e alterações físicas, que são ao mesmo tempo, causa e consequência dessa doença.

Quando o exame de ultrassonografia é feito, mesmo que seja encontrado um grande número de microcistos no ovário, não significa que a mulher tenha SOP. A síndrome ainda pode ocorrer mesmo quando o exame não revele cistos. Para esse diagnóstico, além do exame clínico e do ultrassom, podem ser feitas várias dosagens hormonais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights