5 atitudes que estimulam o desenvolvimento da fala da criança

Você sabe quais atividades e  atitudes dos pais podem estimular o desenvolvimento da fala da criança? Quando o bebê nasce, o choro é a sua forma de comunicação, no entanto, com o desenvolvimento da linguagem, o bebê inicia o período de vocalizações, pronunciando os primeiros sons. Geralmente após o sexto mês de vida, estas sílabas são replicadas, acontecendo então os primeiros balbucios: “mama, papa”.

De acordo com a fonoaudióloga e personal baby Sylvia Goulart, nessa fase a criança ainda não entende o significado desses sons. Por isso, é essencial que as pessoas que convivem com a criança reforcem essa “fala”, mostrando aos pequenos os significados das palavras. “Vale apena lembrar que algumas crianças demoram um pouco mais, outras um pouco menos para iniciar essa fala. Essas variações são normais. A pouca ou nenhuma fala começa a ser preocupante há partir dois anos ou mais”, acrescenta.

A Dra Sylvia lembra ainda que o importante é respeitar o tempo de cada criança, além de ajudar seu bebê com bons estímulos. Veja alguns:

– Repetir a palavra corretamente: mesmo que seja bonitinho, evite pronunciar errado ou com diminutivos. Assim que entender o que ela quer, por exemplo, “coito” (para biscoito), o adulto deve repetir corretamente a palavra.

– Esperar o tempo da criança: mesmo que demore, o ideal é aguardar que a criança diga suas frases da forma que conseguir. Na ânsia de querer que o bebê fale, alguns pais terminam a frase por ele ou o apressam. Isso pode gerar frustração e inibir o desenvolvimento da criança.

– Nomear as coisas: é papel dos adultos dar nome às coisas e ajudar a criança a formar frases, combinando ideias. Quando a criança apontar para o suco, por exemplo, a mãe pode dizer: você quer suco? Então, ela consegue dizer “suco”. A mãe pode acrescentar: suco de maçã? Até que a criança fale por si só.

– Face a face: imitar o movimento dos lábios é um grande aliado no aprendizado, já que o processo da fala não acontece apenas pela repetição das palavras que são ouvidas. Por essa razão, os adultos devem procurar ficar na altura dos pequenos e falar de forma clara, pausada e natural.

– Brincar com a criança: brincadeiras são aliadas no desenvolvimento da fala, pois estimulam a criança a responder se quer a comidinha, a dar nomes aos bonecos e a descrever as cenas. Já a televisão não tem colaboração efetiva no processo, já que não convida o pequeno a interagir.

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