Cerca de 20% dos casais no mundo têm algum tipo de dificuldade para engravidar. Geralmente, 40% dos casos afetam as mulheres e 40%, os homens, sendo 10% atribuídos a ambos e 10% sem causa aparente. “Para ter um diagnóstico preciso antes de avançar para etapas mais complexas é importante conhecer a história do casal”, explica o Dr. Evangelista Torquato. Ele lista alguns sinais que indicam que a mulher pode ou não ter problemas de fertilidade.
1 – Ciclo menstrual regular, ou seja, que ocorre regularmente a cada 28-30 dias, significa que a mulher provavelmente tem os hormônios sexuais em atividade normal e está ovulando.
2 – A faixa etária entre 20 e 34 anos condiz com boa reserva ovariana de folículos. Acima dos 35 anos, ocorre uma queda significativa dessa reserva, existindo ainda percentual maior para se gerar um bebê com alterações cromossômicas.
3 – A vida sexual ativa faz aumentar a possibilidade de fecundação. Aproximadamente 14 dias após o início de uma menstruação, o casal fértil tem maior probabilidade de engravidar (em torno de 20% a cada mês).
4 – Alterações fisiológicas no período pré-menstrual, tais como aumento das mamas, cólica e inchaço pelo corpo, indicam grande possibilidade de ciclos ovulatórios e hormonalmente equilibrados.
5 – Cólicas menstruais muito fortes podem estar relacionadas com a endometriose, doença que provoca infertilidade.
6 – Com frequência, as dores pélvicas também podem indicar alguma afecção na cavidade abdominal, desde aderências até inflamação das trompas, o que leva à infertilidade.
7 – Peso corpóreo em excesso ou baixo pode levar a distúrbios hormonais, dificultando o processo de ovulação. Mulher obesa que ganhou ou perdeu mais de 30% do peso nos últimos 12 meses deve ficar alerta.
8 – Cirurgias abdominopelvianas específicas podem prejudicar as trompas formando aderências e provocando infertilidade.
9 – Tabagismo ou alcoolismo podem dificultar a fertilidade tanto no homem como na mulher.
10 – O casal que apresenta vida sexual ativa sem o uso de métodos contraceptivos e ainda assim não consegue engravidar no período de um ano, é considerado infértil, por fator feminino e/ou masculino.