O zinco é importante para o crescimento saudável dos órgãos reprodutivos e do funcionamento saudável da próstata, além de contribuir para o funcionamento equilibrado dos hormônios sexuais masculinos. Ele é usado também no metabolismo hormonal e na formação e motilidade do esperma, composto em sua extremidade pelo mineral. Portanto, sua deficiência pode causar má saúde sexual nos homens.
Estudo recente mostrou que homens com níveis iniciais baixos de testosterona que tomaram 60mg de zinco elementar por dia (na forma de sulfato de zinco) em 45 a 50 dias obtiveram melhor contagem de espermatozoides (8-20 milhões) e aumento dos níveis de testosterona. Durante o período das pesquisas (2 meses), 9 das 22 esposas dos homens estudados engravidaram.
O zinco também tem um impacto positivo no metabolismo do organismo, o que contribui para um aumento de energia. O mineral está presente em cereais integrais, frutos do mar, ostras, germe de trigo, ovos, abóbora, avelãs, nozes, feijões, levedo de cerveja, cebola e na maior parte dos polivitamínicos.