Este mês é celebrado o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. A Clínica Evangelista Torquato apoia essa campanha. Em nossa página no Facebook e no Twitter, nós vamos esclarecer, no decorrer deste mês, dúvidas sobre a doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. Nos últimos anos, o tratamento do câncer de mama evoluiu muito e, quando a doença é detectada em estágio inicial, a chance de cura chega a 90%.
Você sabe como nasceu a campanha?
O Outubro Rosa surgiu durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos EUA, em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes. Desde então, a competição é promovida anualmente na cidade. Mas foi somente em 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos EUA, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, sendo o mês de outubro escolhido para concentrar as ações.
Hoje, o Outubro rosa é realizado em vários países. Durante todo o mês são realizadas corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), entre outras ações. Além disso, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, recebem iluminação na cor rosa. No Ceará, o Outubro Rosa é realizado há seis anos. Recebe a iluminação especial lugares como o Instituto Dr. José Frota (IJF), a Casa Amarela, as estátuas de Iracema e a Catedral da Sé.