Uma alimentação rica em gordura diminui a fertilidade nos homens. é o que diz uma pesquisa da Universidade Harvard. O estudo comparou grupo de homens jovens com dieta saudável, com produtos como peixe e frutas, a outro que se alimentou com o prato rico em produtos açucarados, refinados, carne vermelha, bacon, pizza, doces e biscoitos. O segundo grupo mostrou perda de 30% da quantidade de espermatozoides normais.
A explicação é a de que os alimentos ruins produzem toxinas no organismo, dentre elas os radicais livres, que alteram a estrutura dos espermatozoides, impedindo que eles fertilizem o óvulo. Os jovens envolvidos na pesquisa não estavam acima do peso, tinham vida saudável e praticavam atividade física.
O problema chega a ser maior no caso de o homem estar acima do peso. A obesidade eleva o depósito de gorduras nas artérias, o que prejudica a vascularização dos testículos. Entretanto, os pesquisadores avaliam que é possível reverter o quadro com uma boa dieta, já que a baixa qualidade dos espermatozoides por conta do cardápio ruim não é uma causa permanente.