Cama compartilhada e objetos no berço podem oferecer risco aos bebês

Estudo publicado na revista científica Pediatrics revelou os principais fatores de risco que podem levar à morte de bebês durante o sono. Foram analisadas 8.207 mortes de bebês ocorridas nos Estados Unidos, entre 2004 e 2012. Nas mortes de bebês entre 0 e 3 meses, 74% deles dormiam na mesma cama que os pais. Já na faixa etária de 4 meses a 1 ano, 39% dos falecimentos ocorreram em berços nos quais havia objetos como cobertor, travesseiro e brinquedos.

 

O levantamento alerta sobre os cuidados que os pais devem tomar durante a noite. Devem evitar a cama compartilhada, pois o recém-nascido é frágil e durante o sono profundo, os pais podem se movimentar na cama, esmagando o filho, sem querer. Além disso, o sistema respiratório do bebê ainda é imaturo, e, ao dormir muito próximo aos adultos, ele inalará o gás carbônico exalado pelos pais, diminuindo seu fluxo de oxigênio. O ideal é posicionar o berço ao lado da cama do casal.

 

O estudo apontou ainda que é importante retirar objetos que oferecem risco do local onde o bebê dorme, como brinquedos pequenos, que podem ser levados à boca durante o sono – a criança pode confundir com a chupeta e engasgar. Bichinhos de pelúcia também oferecem riscos. Os ácaros e o pó que se acumulam neles aumentam a possibilidade de reações alérgicas e de problemas respiratórios.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights