A amamentação é um ato de amor. Ela é responsável por fortalecer os laços entre mãe e filho durante os primeiros anos de vida do bebê. Nesse período, é possível também perder peso.
As mulheres que amamentam de 6 a 12 meses apresentam menores índices de massa corporal. O fato tende a deixar as mulheres mais magras do que outras que amamentaram parcialmente ou não amamentaram. Porém, as novas mamães devem continuar de olho na alimentação e devem evitar alimentos ricos em açúcar e gordura.
A redução de peso acontece devido à produção de leite, uma atividade intensa que exige cerca de 600 a 800 calorias e 16 g de proteína por dia, o que significa meia hora de caminhada moderada. Como isso, as novas mamães têm como voltar à forma física anterior à gestação mais rápido. A perda de massa é visível, principalmente, de 3 a 12 meses após o nascimento do bebê.
Na gravidez, as mulheres acumulam reservas em torno de 100 a 150 calorias por dia, e muitas vezes, no final da gestação, ficam com excesso de peso. Essas reversas são perdidas ao longo da amamentação. Logo, se a mãe parar de amamentar precocemente, ela vai manter as calorias que seriam utilizadas para produção do leite materno e mantém o peso ganho durante a gestação.
Benefícios da amamentação Além da perda de peso mais rápida, a amamentação traz muitos outros benefícios à mulher, tais como: • Contribui para o controle do sangramento uterino pós-parto, facilitando o retorno do útero ao tamanho normal, evitando hemorragia e anemia; • Em longo prazo, diminui a ocorrência de diabetes, câncer de mama, útero, ovário e osteoporose; • É econômico, prático e conveniente, pois durante 6 meses de vida, é o alimento adequado ao bebê, estando sempre pronto e na temperatura ideal.