Casos de Sarampo são confirmados no Ceará

Depois de 15 anos , o Ceará voltou a registrar caso de sarampo. Segundo a Secretária de Saúde do Estado (SESA), de 1º e 24 de janeiro, foram notificados 75 casos suspeitos da doença, sendo que 10 deles foram confirmados, 55 não deram positivo para o sarampo e outros 10 continuam sob investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja formar mais eficaz de prevenção é a vacinação aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Com a confirmação de casos no Ceará, a SESA promoverá no sábado,  1º de fevereiro, o dia “D” de vacinação contra sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A vacina contraindicada às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos. Já os adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância devem se vacinar. Segundo o médico Evangelista Torquato, as mulheres em idade reprodutiva devem atualizar suas vacinas pelo menos um mês antes de iniciar as tentativas para engravidar. “A sua própria vacinação vai proteger seu filho mesmo antes do nascimento. Lembrem-se disso”, ressalta.

Entenda mais sobre o sarampo

A transmissão do sarampo ocorre de pessoa a pessoa através das secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas da doença são febre alta, acima de 38,5ºC, manchas vermelhas em todo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. As complicações mais comuns aos pacientes são pneumonia, otite, doenças diarréicas e neurológicas.