No último dia 20, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados que fazem parte do Levantamento Estatísticas do Registro Civil e concluiu-se que, as brasileiras estão se tornando mães mais tarde.
De acordo com o IBGE, o grupo de mães em idade mais avançada também aumenta no país. As mulheres que se tornaram mães entre 30 e 34 somavam 14,4% em 2002. Dez anos depois, em 2012, o grupo representava 19%. Para os especialistas, um dos fatores que influenciam essa mudança nos números, está relacionado ao maior acesso a educação, maior grau de escolaridade da mulher, maiores oportunidades de emprego e queda nas taxas de fecundidade.
O Doutor Evangelista Torquato alerta sobre a idade certa para ser mãe: “É importante levar em consideração que, do ponto de vista biológico, é ideal que se tenha o primeiro filho é até os 30 anos. A mulher nasce com um estoque limitado de óvulos e com o passar do tempo, essa reserva vai diminuindo e a qualidade dos óvulos também vai piorando, por isso é importante planejar maternidade”, afirma.