A alimentação acompanha várias etapas do desenvolvimento da vida, desde mesmo antes da concepção, na implantação do embrião, no desenvolvimento do feto, no nascimento de um ser saudável, seu crescimento, amadurecimento e envelhecimento.
Como observamos, em cada processo da nossa vida, temos um tipo de alimentação adequada, sem mencionar as ocasiões especiais, como atividade física ou patologias associadas. Nesse artigo abordo dúvidas que encontro com maior frequência em quem está concebendo ou conceberá uma vida.
Antes mesmo da concepção, a alimentação vem influenciando a qualidade de óvulos e espermatozoides segundo alimentos ingeridos, peso e hábitos de vida. Hoje conhecemos vários alimentos que participam na maturação dos óvulos e na qualidade geral dos espermatozoides.
No processo da implantação do embrião, a alimentação proporcionará um meio mais ou menos favorável para o desenvolvimento dessa vida, segundo a ingestão de alguns alimentos antes mesmo do embrião ser implantado. É o caso dos alimentos ricos em ácido fólico e em vitamina B (brócolis, gérmen de trigo, grãos integrais, ovos, vagem, abóbora, entre outros). Sabemos que nosso organismo apresenta toxinas ingeridas através de algumas classes de alimentos. Essas toxinas dificultam a implantação do embrião, o qual necessita de um meio favorável para seu desenvolvimento.
Seguida a fase de implantação, temos o crescimento do feto que necessitará em cada fase de seu desenvolvimento de nutrientes específicos. Isso inclui desde a renovação celular, reserva de cálcio para prevenir a desmineralização óssea da gestante, aporte adequado de ferro, peso adequado do feto e crescimento adequado para o feto. Ademais de cada fase de desenvolvimento, tem sido evidenciado em estudos científicos, a prevenção do autismo, a melhoria dos aspectos cognitivos, a prevenção do diabetes gestacional, pré-eclampsia, controle e prevenção do sobrepeso da gestante o qual compromete a liberação de nutrientes para a placenta e desenvolvimento do feto.
A alimentação da gestante acompanhará cada fase da gestação, proporcionando o melhor e mais saudável desenvolvimento desde a concepção ao desenvolvimento completo de um ser saudável. Esse é o maior legado que poderemos deixar para seu filho.
*Roberta Becco de Souza
Nutricionista especializada em fertilidade, mestre pela Universidade de Barcelona e Doutoranda pela Universidade de Barcelona