Hoje os pais assumem novos papéis e mostram cada vez mais que a participação deles, desde a gravidez, é essencial para a criação de vínculos afetivos com os filhos.
Com as evoluções sociais e a ascensão profissional das mulheres, os perfis de muitos papais vêm mudando. Há algum tempo atrás, a paternidade era muito mais um título do que uma pratica em si. Antes só as mães que se preocupavam com a saúde e bem estar dos filhotes.
O novo comportamento adotado pelos homens diante da paternidade é bem diferente daquele de antigamente. Hoje, eles trocam fralda, ajudam nas tarefas de casa, levam para a escola e dividem a responsabilidade de cuidar dos filhos. Esse novo perfil de pai tem ajudado não só no relacionamento com as crianças, mas também fortalecido o casamento, já que relação fica mais sólida quando o casal está envolvido na rotina da família.
Na correria do dia a dia, saber conciliar o trabalho e o relacionamento com os filhos exige muita dedicação e comprometimento. Por isso, separamos quatro dicas de como ser um pai mais participativo e protagonista em todos os momentos da vida das crianças.
Primeira Dica:
Crie vínculo desde a gestação. Participe das consultas com o médico, acompanhe as ultrassons, ajude na escolha da decoração do quarto do bebê e converse com a ‘barriga’.
Segunda Dica:
Divida a responsabilidade dos cuidados com o bebê. Além de ajudar com as tarefas de casa.
Terceira Dica:
Pesquise, leia e converse com os amigos sobre os assuntos ligados ao seu filho.
Quarta Dica:
Encontre tempo no seu dia a dia para dedicar a seus filhos. Conte histórias, brinque e faça pelo menos uma refeição junto com eles.