Cerca de 40% dos casos de infertilidade do casal é atribuído ao homem

As dificuldades de engravidar atingem aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva. Até pouco tempo, a sociedade quase sempre relacionava a infertilidade à mulher. No entanto, os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) garantem que, em 40% dos casos, fatores masculinos são responsáveis pela dificuldade do casal engravidar.

Por questões culturais, ainda enraizadas, muitos homens se sentem feridos em sua masculinidade quando não podem gerar filhos de forma natural.  Isso, costuma reduzir as chances de um diagnóstico precoce dos casos de infertilidade masculina. Mas a boa notícia é que tem crescido o número de homens que superam o preconceito e procuram ajuda médica.

A mulher é responsável pelos outros 40% de infertilidade dos casos de casais que procuram ajuda especializada e, nos demais 20%, os dois apresentam problemas que impedem a gravidez. Os principais causadores da infertilidade são o estresse, obesidade, o cigarro e o álcool.

A varicocele, conhecida popularmente como varizes nos testículos, é a principal doença que causa a infertilidade nos homens. Fatores genéticos, infecciosos e hormonais também estão relacionados.