Tireoide na Gravidez: é fundamental fazer o controle

A tireóide na gravidez é um órgão que precisa ser acompanhado de perto. Além de todos os outros exames que devem ser feitos, os que avaliam a função da tireoide são importantes, e devem ser feitos com mais frequência.

Durante a gestação até as mulheres que nunca tiveram qualquer problema podem desenvolver alterações nos níveis dos hormônios da tiroide, que é fundamental para regular o organismo da mulher. Estudo realizado pela George Washington University School of Medicine and Health Sciences, nos Estados Unidos, revelou que até oscilações mínimas dessa glândula podem levar ao aborto e parto prematuro.

A gravidez afeta o funcionamento da tireoide por conta da imunidade do corpo da mulher está alterada, isso quer dizer, que toda grávida tem a tireoide afetada, mas, maioria dos casos, essa mudança fica dentro da normalidade.

O indicado é que seja feito exame antes e durante a gestação para identificar algum possível problema. O hipertireoidismo, por exemplo, deve ser detectado ainda no primeiro trimestre para  não ocorrer danos no desenvolvimento cerebral do feto.

O tratamento de controle da tireoide deve ser feito tanto pelas mulheres que já tinham o problema antes da gravidez quanto para aquelas que desenvolveram na gestão. No caso de hipotireodismo, o tratamento é fesito através de medicação de reposição do hormônio que organismo deixou de produzir e não traz risco algum para o bebê. Já no caso de hipertireoidismno, o obstetra deve avaliar qual o melhor tratamento a seguir.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights