Miomas x Infertilidade: qual a relação entre eles?

Os miomas são um tumor benigno, ou seja, não se transforma em câncer. O principal sintoma do mioma é o aumento do fluxo menstrual, com sangramentos mais intensos e mais duradouros que o habitual. Estima-se que cerca de 40% das mulheres em idade reprodutiva são portadoras de miomas uterinos.

Apesar de comum, o mioma uterino é responsável apenas por 3% dos casos de infertilidade. Na maioria das vezes, a sua presença não interfere e nem atrapalha a gestação. 

Em entrevista ao Programa Check UP da TV Diário, o Dr. Evangelista Torquato, especialista em reprodução humana, disseque os miomas que reduzem as chances de uma gestação são os chamados submucosos, ou seja, que estão localizados na cavidade interna do útero. O outro tipo que também prejudica a fertilidade é aquele fica na parede do útero – intramural – e que tenha 5 centímetros ou mais de diâmetro.

A retirada do mioma pode ser realizada através de cirurgia e após três meses pode iniciar o tratamento de fertilidade. Como o mioma nem sempre é a única causa de infertilidade, é essencial ser investigado todos os outros possíveis fatores que impedem a gravidez. Com a avaliação de um especialista será definida a melhor forma do tratamento do casal.
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights