As causas da infertilidade em geral são atribuídas em 50% dos casos ao homem e a mulher. Ainda assim, com um percentual considerável, há uma grande resistência masculina em relação ao diagnóstico e tratamento de infertilidade.
É importante entender que a Infertilidade não significa necessariamente impotência sexual. A infertilidade é a dificuldade de gerar um filho ou de levar a gravidez a diante. Enquanto a disfunção erétil se caracteriza pela incapacidade de alcançar ou manter a ereção.
São alguns fatores que podem levar a Infertilidade:
- História de lesão traumática do testículo, cirurgias (varicocele, hérnias, criptorquidia, prostatectomias), parotidite epidêmica aguda (caxumba) ou doenças venéreas.
- Doenças sistêmicas com diabetes, doenças neurológicas e também prostatectomias, associadas à impotência e ejaculação retrógrada (quando ocorre a ejaculação para dentro da bexiga).
- Calor. Uma ligeira elevação de temperatura nos testículos pode afetar de maneira adversa a espermatogênese, e uma doença febril pode produzir alterações muito grandes no número e motilidade dos espermatozoides.
- Exposição a radiações ambientais ou radioterapia.
- Utilização de medicamentos e drogas como maconha, cocaína e outras.
- Fumo, álcool e stress.
A infertilidade tem tratamento. Além do mais, a tecnologia hoje possibilita alcançar O sonho da Paternidade através das diversas técnicas de Fertilização.