Infertilidade Masculina: Um desafio a ser vencido

As causas da infertilidade em geral são atribuídas em 50% dos casos ao homem e a mulher. Ainda assim, com um percentual considerável, há uma grande resistência masculina em relação ao diagnóstico e tratamento de infertilidade.
É importante entender que a Infertilidade não significa necessariamente impotência sexual. A infertilidade é a dificuldade de gerar um filho ou de levar a gravidez a diante. Enquanto a disfunção erétil se caracteriza pela incapacidade de alcançar ou manter a ereção.

São alguns fatores que podem levar a Infertilidade:

• História de lesão traumática do testículo, cirurgias (varicocele, hérnias, criptorquidia, prostatectomias), parotidite epidêmica aguda (caxumba) ou doenças venéreas.
  • Doenças sistêmicas com diabetes, doenças neurológicas e também prostatectomias, associadas à impotência e ejaculação retrógrada (quando ocorre a ejaculação para dentro da bexiga).
  • Calor. Uma ligeira elevação de temperatura nos testículos pode afetar de maneira adversa a espermatogênese, e uma doença febril pode produzir alterações muito grandes no número e motilidade dos espermatozoides.
  • Exposição a radiações ambientais ou radioterapia.
  • Utilização de medicamentos e drogas como maconha, cocaína e outras.
  • Fumo, álcool e stress.

A infertilidade tem tratamento. Além do mais, a tecnologia hoje possibilita alcançar O sonho da Paternidade através das diversas técnicas de Fertilização.