Dúvidas sobre fertilização In Vitro

O tratamento mais abrangente para casos de infertilidade, a Fertilização in Vitro, é indicada para casais com problemas como alterações tubárias, endometriose, alterações no sêmen (quantidade/qualidade dos espermatozoides), idade materna avançada e falha de tratamentos mais simples, como coito programado e inseminação intrauterina.
O casal que passa por esse processo costuma ter muitas dúvidas. A Seguir tire algumas de suas dúvidas.

1. É preciso que a mulher use alguma medicação especial?
No início do tratamento é recomendado o uso de alguns medicamentos para aumentar o número de óvulos maduros disponíveis no ovário no ciclo menstrual.
Durante esta etapa são feitos exames de ultrassonografia e sangue para avaliar os resultados e decidir qual o momento certo para a coleta dos óvulos.

2. É possível fazer o tratamento de fertilização in vitro após a menopausa?
Não. Depois da menopausa a mulher já não tem mais óvulos ou ovários para serem fertilizados. Para mulheres muito maduras o indicado é a ovodoação anônima.

3. Qual a duração do tratamento?
Os tratamentos em reprodução humana duram em média 20 dias por tentativa. Neste período o casal deve realizar procedimentos como ultrassom, coleta de óvulos e sêmen e transferência dos embriões.

4. Existe algum efeito colateral?
O efeito colateral mais comum é o inchaço, que pode corresponder a um ganho de peso de até dois quilos. Esses efeitos estão relacionados à estimulação exagerada dos óvulos, que crescem muito.
Ganho de peso, dor de cabeça, desconforto abdominal e mudanças de apetite ou humor podem ocorrer, mas são pouco comuns.

5. Quais exames o casal deve fazer antes do tratamento?

Antes de pensar em fazer qualquer tratamento, o casal deve fazer uma investigação completa da infertilidade, que inclui exames de ultrassom, avaliação hormonal, avaliação das tubas pela histerossalpingografia e espermograma.

6. Qual é a possibilidade de sucesso da fertilização in vitro?
A probabilidade média de sucesso é de 40%. A porcentagem pode aumentar ou diminuir, dependendo das características de cada casal.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights