A hiperêmese gravídica é o excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, impedindo a gestante de comer adequadamente e atrapalhando a rotina. Caracterizada pelo excesso de vômitos e náuseas nos três primeiros meses da gestação, a condição clínica faz com que a mãe não consiga se alimentar. Se não tratada, a doença pode levar a uma anemia extrema e colocar em risco a própria gravidez. Isso por conta que o organismo tende a preservar a vida da mãe, portanto, quando identifica que o mau estado de saúde decorrente da gravidez, a tendência (em casos extremos) é o aborto do feto.
Embora não seja muito comum, a hiperêmese não chega a ser considerada rara. Afeta entre 0,5 e 2% das grávidas, e é a causa mais frequente de hospitalização no começo da gravidez, normalmente para tratar a desidratação.
Como saber se o enjoo é normal ou é Hiperêmese?
Os sintomas da Hiperemese são:
– Vômitos durante todo o dia
– Vômitos logo após de beber água ou comer.
– A Náusea não cessa.
– Emagrecimento
Quais as causas da Hiperêmese?
A doença é causada pelo Hormônio HCG, que é produzido pela placenta durante a gestação, causando vômitos. Por este motivo é comum que mulheres com altos níveis desse hormônio serem mais suscetíveis à hiperêmese, assim como grávida de gêmeos, pois a placenta é maior e, portanto produz mais hormônios. Entanto, pode ser que a uma gestante com níveis normais de HCG sofra hiperêmese, assim com uma grávida com altos níveis do hormônio não sofra essa não é uma relação direta. Ela também é relacionada a mulheres que sofrem de algum distúrbio psicológico, como depressão ou gravidez indesejada, mas não existem estudos que comprovem essa relação.
O tratamento
Pelo fato de que a gestante não consegue se alimentar normalmente e os riscos de desidratação, a recomendação é a internação para que receba medicação na veia e jejum absoluto com acompanhamento médico.
Fique atenta aos sinais de desidratação É preciso estar sempre atenta aos sinais de desidratação:
– pouco xixi, ou xixi amarelo escuro.
– boca extremamente seca e olho sem brilho
– belisque o dorso da sua mão. Se a pele não voltar rápido para o lugar, procure o médico ou vá para o hospital.
– Outros sinais preocupantes: tontura, dor abdominal, perturbações na vista, dor de cabeça, confusão mental ou presença de sangue ou bile no vômito.
Prevenção
Não existem orientações específicas para prevenir a hiperêmese gravídica. No pré-natal, normalmente o obstetra recomenda uma dieta fracionada, evitando grandes porções e longos períodos em jejum, deixando de lado alimentos muito gordurosos e condimentados.