O impacto do fumo, álcool e da obesidade é muito grande para quem pensa em gerar filhos. Poucos sabem, mas alguns maus hábitos podem comprometer a fertilidade Masculina e por em riscos os sonhos de construir uma família. As substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas aumentam o estresse oxidativo sistêmico, diminuindo consideravelmente a qualidade do espermatozoide.
Quanto à obesidade, ela aumenta as chances de diabetes. Um paciente portador de diabetes tem no DNA de seu espermatozoide um maior numero de material defeituoso, além de apresentar uma quantidade reduzida de sêmen. Portanto as chances de infertilidade masculina, problemas de gestação e abortos espontâneos são bem maiores.
Um fator que deve ser observado é fato de que o grande consumo de gordura e carne vermelha pode reduzir as chances de gravidez por conta dos efeitos negativos que xenoestrogênios e esteroides anabolizantes – tóxicos sintéticos presentes em maior ou menor medida nas carnes industrializadas – desempenham no sistema reprodutor masculino.
É fundamental o acompanhamento do nutricional do casal durante o tratamento de reprodução assistida. Uma dica para evitar o problema é a reorganização dos hábitos do paciente, consumo de grãos e frutas são indicadas para elevar a quantidade de semêm durante todas as fases do tratamento.