Maus hábitos podem comprometer a sua saúde e a do bebê, aumentar os cuidados que você toma durante a gravidez e enquanto estiver amamentando pode ser uma boa. Alguns hábitos devem ser deletados da sua vida para garantir uma gestação saudável.
Fique longe do cigarro
Durante a sua gestação e o período da amamentação, passe bem longe do cigarro. Se você é Fumante, resista a tentação, e fique ao menos um ano e três meses longe de fumaça provenientes de cigarro. Fumar durante a gravidez aumenta a possibilidade de aborto, parto prematuro e doenças respiratórias na infância. Uma única tragada é capaz de acelerar os batimentos cardíacos do bebê.
Remédio só com prescrição médica
A regra é evitar o uso de medicamentos durante a gravidez. A maioria dos remédios não foi testada em grávidas, portanto não se sabe se o seu uso é seguro. É por isso que várias bulas trazem advertências a este respeito. Devem-se evitar remédios, principalmente nos três primeiros meses de gravidez, período de formação do bebê. Então, até para remédios para uma dor de cabeça, ouça o seu obstetra. Se automedicar pode levar a aborto, má-formação, entre outros problemas graves.
Nada de álcool
A ingestão de álcool durante a gravidez pode acarretar uma série de problemas no desenvolvimento do feto. A mais grave delas é a Síndrome Alcoólica Fetal, doença que causa malformações no crânio e incapacidade de desenvolvimento mental.
Deixe os esportes radicais para outras ocasiões.
Evite atividades que ofereçam riscos de quedas e trombadas, mesmo na água, como surfe e jet-ski.Opte por exercícios como Ioga, Hidroginástica ou pilates.