O que pode levar à infertilidade masculina

Em média, depois de 12 meses na tentativa da gravidez porém sem sucesso, é recomendado que o casal procure auxílio médico, tanto o homem como a mulher.  Algumas das causas frequentes da infertilidade masculina são:

Produção inadequada de esperma

A primeira causa de infertilidade masculina é a baixa produção ou a produção inadequada de espermatozóides, isso pode vir de alterações hormonais, varicocele ou inflamações e infecções.

Varicocele

O aparecimento da varicocele, varizes que aparecem no cordão espermático, pode atrapalhar a produção dos espermatozóides, pois essas varizes fazem com que a temperatura escrotal e intratesticular aumentem, acarretando alterações na produção dos gametas.

Tabagismo

O tabagismo masculino está associado à redução na qualidade do sêmen, incluindo concentração de espermatozóides, motilidade, morfologia e efeito potencial na função espermática, além das alterações nos níveis hormonais.

Uso de drogas e medicamentos

A prática sexual sem o uso de preservativos também pode levar à infertilidade, devido às doenças sexualmente transmissíveis.

Mesmo alguns medicamentos usados no tratamento de gastrites, úlceras, hipertensão arterial e infecções por fungos, também podem causar danos à saúde reprodutiva.

Obesidade

A obesidade e o sobrepeso, bem como as dietas e a prática de exercícios exagerada também contribuem para uma baixa na taxa de fertilidade masculina, pois provocam uma diminuição do número de espermatozóides