Diabete e infertilidade

O aumento dos casos de Diabetes no Brasil tem preocupado os especialistas. Em cada seis casais em que um dos cônjuges é portador de diabetes tipo 2, pelo menos um precisa recorrer a um especialista para engravidar.

  • O que é Diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Esta doença crônica pode impactar o bom funcionamento e resultar em dificuldade para gerar um bebê.

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

  • Tipo 1

O diabetes tipo 1 ocorre quando as células no pâncreas que produzem insulina são destruídas por anticorpos, em decorrência de um defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

  • Tipo 2

O diabetes tipo 2 resulta da resistência à insulina e da deficiência na secreção desta. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes e geralmente está associado à obesidade.

  • Diabetes em Mulheres

As consequências causadas pela diabetes tipo 1 também pode se estender a outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez. O tipo 2 pode causar deficiência hormonal na mulher, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade.

As mulheres que não mantêm o diabetes bem controlado nas primeiras semanas de gravidez têm entre duas e quatro vezes mais chances de gerar uma criança com defeitos e estão mais sujeitas a hemorragias e partos prematuros.

Além disso, a mulher diabética, quando chega à menopausa, tornam-se mais vulneráveis a alterações no colesterol e problemas cardiovasculares, assim como os homens, que correm os mesmos riscos.

  • Diabetes em Homens

Nos homens a diabetes pode causar uma significante redução no volume de sêmen. Além disso, a doença pode danificar o material genético do esperma. Esta doença também responde por cerca de 40% das causas orgânicas da impotência nos homens.

De acordo com médicos, testes de DNA com espermatozoides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso, que pode provocar a infertilidade masculina, problemas de gestação e abortos espontâneos, principalmente quando o paciente não sabe que está diabético.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights