Teste do Pezinho: o que é, quando e como deve ser feito!

O Teste do Pezinho, também chamado de triagem neonatal (PNTN), é um exame de laboratório, que é coletado com um furinho no calcanhar do bebê, para retirada de sangue.

O Teste não deve ser feito antes de, pelo menos, 48 horas de amamentação ao bebê, sendo indicado a coleta entre o 3o e o 7o dia pós-parto.

Mas porque é feito no pé? Porque o calcanhar do bebê é uma região cheia de vasos, facilitando a coleta em um único furo. Porém, pode ser retirada de outros locais, apesar não ser usual, alguns hospitais fazem a coleta no bracinho.

Com esse exame podem ser detectadas doenças graves precocemente, e conseqüentemente poderão ser tratadas mais cedo. Essas são doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar problemas no desenvolvimento neurologico e psicomotor do bebê.

Atualmente, existem até 4 tipos do Teste do Pezinho, o que diferencia os tipos são o número de doenças detectadas, conforme segue:

Básico: Detecta três patologias: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias. Este aqui é grátis, mas nem todos os estados cobrem as 4 doenças.

Ampliado: Todas as doenças do Básico, mais hiperplasia adrenal congênita e fibrose sística.

Mais ou Plus: Todas as doenças do Ampliado, mais galactosemia, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

Master: Todas as doenças do Plus, mais deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sifilis congênita, citomegalovisore congênita, doença de chagas congênita e rubéola congênita. Atualmente só na rede privada.