Clamídia e Infertilidade

Você sabe o que é a Clamídia? A Clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e pode atingir tanto homens como mulheres. A infecção, que além da região genital também pode atingir a área dos olhos, é transmitida principalmente pelas relações sexuais, além do sexo oral e anal.

No Brasil estima-se que 7 a 20% das mulheres com menos de 25 anos, que tem vida sexual ativa, possuem a Clamídia e não sabem. Muitas vezes a doença é assintomática e como o exame que detecta a doença não é rotina do Brasil, se não tratada, a infecção no útero pode provocar problemas de infertilidade.

Nas mulheres os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, corrimento vaginal com pus e dor de leve intensidade no baixo do ventre. A doença sem tratamento pode avançar e provocar: sangramento no meio do ciclo menstrual, infecção no útero, doença inflamatória pélvica e problemas de fertilidade.

Já nos homens, os sintomas mais comuns são: queimação ao urinar, secreção esbranquiçada no pênis e coceira na uretra. Evoluindo a doença, os sintomas que podem surgir são: inflamação e dor nos testículos e problemas de fertilidade causados pela inflamação nos epidídimos, que são ductos que armazenam o sêmen.

De qualquer forma, a Clamídia é uma doença séria e precisa ser tratada, pois ela representa risco para a saúde de ambos os sexos. Mas, se você estiver tentando engravidar, a Clamídia deverá ser tratada imediatamente para aumentar suas chances de concepção, além evitar mais danos no seu aparelho reprodutivo.

Grávidas com doença correm o risco de ter um parto prematuro e, segundo alguns estudos, até aborto espontâneo. A bactéria pode ainda ser transmitida para o bebê na hora do parto, provocando conjuntivite e até pneumonia no recém-nascido.

Como o tratamento é feito a base de antibióticos, o ideal é tratar a doença antes de engravidar, para que o médico possa ter mais liberdade na hora de receitar os medicamentos.