Normalmente, as pessoas só pensam em infertilidade quando a mulher não consegue gerar o primeiro filho. Porém, existe a infertilidade secundária que é quando a mulher já tem um filho, mas não consegue gerar uma segunda gravidez. Não é tão incomum quanto parece, nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de 3 milhões de mulheres com esse problema.
As causas em geral são as mesmas da infertilidade primária, ou seja, de quem nunca conseguiu ter um bebê. Entre elas estão: cicatrizes no útero ou nas tubas uterinas (trompas), endometriose, problemas de ovulação, baixa quantidade de espermatozóides.
Qualquer que seja o motivo, é alguma coisa que surgiu ou se agravou depois da primeira gravidez. Complicações durante o parto é uma possível causa, ou então, se passaram muitos anos desde o primeiro filho e pode também ser a idade da mãe.
O tratamento para a infertilidade secundária é igual ao tratamento para qualquer outra dificuldade de gravidez, depende da causa. Consulte o especialista em reprodução humana Evangelista Torquato e tire suas dúvidas, faça exames e se oriente.