Obesidade pode atrapalhar gravidez

Obesidade durante a gravidez é normal, mas aqueles quilinhos a mais não são os vilões da infertilidade, e sim o grande excesso de peso. Você sabia que 30% das mulheres em idade fértil são obesas?

A quantidade elevada de gordura é prejudicial ao corpo, o que inclui também os ovários, e altera todo o processo de produção de hormônios que são essenciais para o ciclo natural de fertilidade da mulher.

Um exemplo de hormônio vilão é a insulina que pode levar à mulher a desenvolver a Síndrome do Ovário Policístico. Doença que altera os ciclos menstruais deixando-os irregulares, causa anovulação (diminuição ou parada da ovulação) e níveis elevados de hormônios.

Outro hormônio prejudicado pelo excesso de gordura é o estrógeno, fundamental para regular a ovulação, sendo responsável pela liberação do hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH), essenciais para o desenvolvimento de óvulos.

Estudos revelam que mulheres com obesidade esperam em média três vezes mais para engravidar e quando consegue estão sujeitas a complicações como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, abortos e partos prematuros. E os bebês podem nascer gordinhos e por causa disso podem causar complicações no parto, como hemorragias e infecções.

Portanto se está pensando em engravidar regule seu peso e mantenha alimentação saudável com exercícios físicos, procurando orientação médica de um nutricionista, endocrinologista ou educador físico. O que ajuda na concepção, mas também faz bem para a saúde da mulher regularizando o ciclo hormonal e a ovulação.