Infertilidade masculina

No mundo a infertilidade afeta entre 50 a 80 milhões de pessoas de acordo com a OMS (Organização Mundial de saúde). O casal é considerado infértil quando após um ano de tentativas não consegue engravidar. Nesse momento tão delicado deve-se manter a calma e procurar ajuda especializada. Entre as causas do problema, 40% são do homem, 40% da mulher e 20% dos dois.

Vários fatores fazem com que o homem seja infértil, podem ser causas anatômicas, ambientais, imunológicas, genéticas ou hormonais.

As causas anatômicas são pequenos problemas no aparelho reprodutor masculino que dificultam a produção ou passagem de espermatozóides durante o ato sexual. Doenças como varicocele e obstrução do canal deferente impendem que o espermatozóide chega ao seu destino, mas há tratamento cirúrgico para as duas condições.

As causas ambientais podem ser por hormônios na comida, uso de anabolizantes e medicamentos, radioterapia, estresse, álcool, cigarro e profissionais que trabalham em indústrias de vidro que aumentam a temperatura dos testículos e destroem os espermatozóides.

As imunológicas são as doenças que alteram a quantidade e qualidade dos hormônios, como lúpus, artrite e tireóide. Já as genéticas são quando os homens carregam no seu código genético alguma alteração e como defesa o corpo não o deixa reproduzir.

E por último as hormonais que fazem com que os diabéticos e homens com alterações na tireóide têm mais chance de serem inférteis. Nesses casos, há tratamento clínico, com uso de medicações para deixar os hormônios em níveis normais.