Aderências pélvicas podem causar infertilidade. Entenda como elas funcionam.

As aderências pélvicas podem causar uma série de problemas para milhares de mulheres, desde tubos obstruídos, sensibilidade pélvica e relações sexuais dolorosas, até dores pélvicas crônicas. Entre eles está a infertilidade.
Curiosamente, as aderências podem ser muito extensas, e mesmo assim não apresentar sintomas por tempo indeterminado. As causas de aderências são muitas, entre elas está a irritação do tecido produzido logo após um evento inflamatório ou cirurgia.

Um exemplo de evento inflamatório seria uma infecção das trompas ocasionada por uma doença sexualmente transmissível (gonorreia, por exemplo). Outro exemplo seria uma infecção causada após uma cirurgia, ou apendicite. Processos como a endometriose também podem incitar aderências. Uma percentagem muito significativa desta doença é causada após cirurgias pélvicas, como a remoção de um cisto no ovário.

Mas o que são as aderências?
No processo de tentar reparar tecidos lesionados, uma série de eventos de cicatrização podem causar algumas estruturas na pelve. Então, este grande espaço é forrado com um tecido chamado peritônio, que abrange também a parte externa dos órgãos localizados no abdômen e pelve. Quando irritado, os órgãos e estruturas que se encontram imediatamente adjacentes umas às outras, simplesmente começam a escorregar, e não se mantem colados em conjunto. Dada uma lesão tecidual, o processo de cicatrização inicia uma sequência de eventos que podem resultar em um determinado tecido, e quando isso acontece alguns resultados indesejáveis ​​ocorrem.

O ovário, por exemplo, é uma estrutura muito sensível, muito parecida com o testículo. Se, como uma consequência de uma cistectomia, (a remoção de um cisto no ovário), o ovário se tornar um “anexo” para a parede lateral pélvica, ou a parte superior da vagina, o paciente pode experimentar dores pélvicas persistentes e ter relações sexuais dolorosas. O diagnóstico das aderências é suspeitado pelo histórico de cirurgia de ovário, e dor persistente subsequente não relacionada ao ciclo menstrual.

Uma curiosidade é que as aderências intra-abdominais e pélvicas raramente ou nunca aparecem em exames de raio-X ou ultrassom. Infelizmente, cada vez que uma incisão abdominal é realizada, o risco de adesões recorrentes aparecerem é grande. A boa notícia é que a maioria dos pacientes não desenvolvem graves aderências pós-operatórias, causando mais problemas

O que pode ser feito para minimizar a formação de aderências pélvicas?

O tratamento precoce de um processo infeccioso, se for identificado, a utilização de práticas sexuais seguras para minimizar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, técnicas cirúrgicas meticulosas para minimizar o trauma do tecido desnecessário, e talvez o uso de produtos de barreira, onde apropriado, são algumas das medidas que podem reduzir as chances ou gravidade do desenvolvimento de aderências pós-operatórias.

O que fazer se aderências sintomáticos aparecerem? Quais são as opções dos pacientes?

A primeira opção em qualquer situação é não fazer nada. A dor é uma experiência relativa, e dependendo do grau de gravidade irá variar de indivíduo para indivíduo. Um pequeno desconforto pode ser controlado por medicação, acupuntura ou hipnose médica. A dor pélvica pode ser tratada com hormônios e remédios contra a dor.

E quanto a aderências na parede abdominal resultantes de uma cirurgia prévia?

Estas podem geralmente ser retiradas através de uma laparoscopia, minimizando assim lesões de tecidos, em oposição a uma incisão convencional grande.

As aderências pélvicas podem ser um sério problema. Uma vez formadas, elas não desaparecem com o tempo. Se você está sofrendo de algum dos sintomas descritos acima, procure um ginecologista experiente.

Fonte: Obgyn.net