Endometriose e o risco de câncer de ovário – novas descobertas.

A endometriose é definida como a presença de endométrios em qualquer parte externa do útero. Essa é uma doença comum que ocorre em 7-10% de todas as mulheres, e é frequentemente associada a dores pélvicas crônicas e infertilidade.
Além de uma série de problemas causados a mulheres e suas famílias, esta doença ainda possui impactos significativos a sociedade devido à sua natureza crônica. Os sintomas da endometriose são variáveis ​​e seu curso é muitas vezes imprevisível. Enquanto algumas mulheres podem não sentir nada, outras sentem dor pélvica, particularmente com a menstruação, dores associadas a movimentos intestinais, e disúria ou hematúria em casos de envolvimento da bexiga. Apesar das melhorias significativas na compreensão da doença, a patogênese da endometriose ainda não está clara. Existem várias teorias que foram sugeridas. Uma delas inclui a teoria da menstruação retrógrada associada potencialmente com uma susceptibilidade genética para a doença. Outras teorias falam sobre a propagação hematogênica, ligações genéticas, ou defeitos de imunocompetência.
A ligação entre endometriose e câncer de ovário é bem conhecida e já deixou médicos perplexos por um longo tempo. Estudos epidemiológicos têm sugerido uma ligação específica com o câncer de ovário e de células claras. Porém, nenhuma evidência firme foi estabelecida para associar a endometriose ao câncer ovariano. Diversas linhas de evidência clínica afirmam que carcinomas não serosos ovarianos têm uma maior probabilidade de diagnóstico precoce, como a endometriose associada, que pode causar dor pélvica ou infertilidade exigindo atendimento especializado, incluindo laparoscopia diagnóstica.
Médicos relataram uma série de 76 casos de carcinomas ovarianos de estágio I, e documentaram que estes foram diagnosticados por causa dos sintomas associados, incluindo dor pélvica associada à endometriose ou sangramento vaginal. Curiosamente eles também constataram que os carcinomas serosos foram frequentemente encontrados em mulheres assintomáticas com diagnóstico de câncer de mama.
Um estudo recente da Lancet Oncology e do Ovarian Cancer Association Consortiumrelatou uma análise combinada de 13 estudos que confirmou que as mulheres com câncer de ovário e histórico de endometriose têm aumentado significativamente. Além disso, os autores mostram, pela primeira vez, que a endometriose está associada a carcinomas do ovário serosos, duplicando o seu risco em mulheres com endometriose. No entanto, não houve associação entre a endometriose e tipos de câncer mais sérios no estudo.
Em conjunto, estes resultados terão consideráveis ​​implicações clínicas e podem afetar o modo como pensamos sobre as estratégias para o rastreamento do câncer de ovário e de prevenção. Em particular, o conhecimento emergente da relação entre câncer de ovário e endometriose nos dá uma oportunidade sem precedentes para desenvolver planos de triagem para auxiliar na detecção precoce e prevenção de tipos específicos de câncer de ovário em mulheres com endometriose.
Embora seja comum que a maioria das mulheres com endometriose não desenvolvem câncer de ovário, as mulheres e seus médicos devem sempre discutir essas novas descobertas, cuidadosamente documentar e discutir quaisquer novos sintomas para formular o plano de avaliações regulares e de tratamento.