Em janeiro, a Dra. Roberta Becco, nutricionista do Centro de Reprodução Humana Evangelista Torquato, visitou o Reino Unido e Barcelona para importantes encontros e discussões com especialistas em fertilidade.
No Reino Unido, Roberta se encontrou com a Dra. Rina Agrawal, responsável pelo Projeto Suplementação para a Fertilidade. A especialista possui mais de 25 anos de experiência em ginecologia e mais de 17 anos trabalhando com reprodução assistida. Ela utiliza micronutrientes para aumentar as chances de gravidez nas mulheres.
No dia 12 de janeiro, Dra. Roberta Becco e Dra. Rina Agrawal se reuniram para discutir projetos de suplementação, entre eles, o projeto elaborado exclusivamente para os pacientes do Dr. Evangelista Torquato. Na ocasião, a Dra. Roberta Becco também pode validar o tempo de administração da formulação, e em qual momento ela seria mais adequada para potencializar seu efeito.
Segundo a Dra. Roberta Becco, a reunião foi de grande importância, pois, a suplementação utilizada na clínica foi consolidada junto a uma grande especialista.
A suplementação tem um papel importantíssimo nos tratamentos de fertilidade, ela tem melhorado em até 60% as chances de sucesso. Para compô-la, são utilizados micronutrientes específicos para a fertilidade masculina e feminina.
Nas mulheres, ela promove um crescimento no número de folículos e óvulos maduros, assim como um aumento na viscosidade e melhoria da qualidade geral do óvulo.
Nos homens, a suplementação melhora consideravelmente o número de espermatozóides, a mobilidade e o índice de fragmentação.
Segundo estudos, a suplementação só é efetivamente favorável para os pacientes que adquirem hábitos alimentares que contribuem com a fertilidade. O peso também é de extrema importância, e deve ser ajustado ao IMC para a fertilidade, que fica em torno de 21 e 24. Porem, na Universidade de Harvard, pesquisadores encontraram a fórmula dos 7 e 1/2 %, que consiste em reduzir sete e meio por cento do peso do paciente, para poder contar com um impacto favorável na fertilidade.
Em Barcelona, onde viveu por 8 anos, a Dra. Roberta visitou o Instituto Valenciano de Infertilidade, IVI. Junto com as doutoras Gemma Sanches y Imma, foram discutidos modelos de protocolo de suporte nutricional oferecidos aos pacientes do instituto.
No IVI Barcelona a reprodução humana trabalha em parceria com a fertilidade natural, que visa à melhoria dos habitos alimentares de homens e mulheres, assim como o ajuste do peso que tem sido fundamental para a melhoria da qualidade dos espermatozóides e dos óvulos.
Com base nos avanços encontrados nos maiores centros de reprodução da Europa, o Centro de Reprodução Evangelista Torquato criará um protocolo que irá atender as necessidades específicas dos pacientes. A suplementação será preparada especialmente para cada paciente, após uma pesquisa das necessidades nutricionais do mesmo, utilizando exames bioquímicos e recordatório alimentar.
“A viagem foi muito produtiva, com muito trabalho e intercâmbio de conhecimentos. Crescemos e voltamos mais seguros de que o caminho que estamos desenvolvendo é o caminho certo, que irá proporcionar uma melhoria nos casais em tratamento de fertilidade de maneira substancial. A certeza que ganhei é a de que ainda temos que estudar e investigar bastante as relações entre alimentação e fertilidade, pois, a cada dia, surgem novos alimentos e fitoterápicos que trazem benefícios muito grandes para quem busca tratamento”, afirma Dra. Roberta.