A infertilidade masculina acontece principalmente envolvendo problemas com o esperma (quantidade, motilidade ou morfologia do espermatozoide). E, também se sabe que uma das causas mais comuns de infertilidade masculina é a Varicocele, encontrada em aproximadamente 40 % dos homens inférteis. Mas é possível relatar vários outros elementos que causam a infertilidade masculina, ou mais especificamente, prejudicam a produção de espermatozoides.
Nesta publicação você verá alguns desses elementos e quais cuidados são necessários ter durante este período.
1) Diabetes pode resultar em ejaculação anormal.
2) A cirrose hepática também pode afetar a fertilidade, como a condição é muitas vezes associada a desequilíbrios hormonais que podem interferir na produção de espermatozoides.
3) Drogas interferem na produção de espermatozoides viáveis. Drogas como o álcool, maconha, heroína e cocaína podem afetar consideravelmente a qualidade e a quantidade do esperma. Até mesmo determinados medicamentos podem interferir na produção normal.
4) A exposição a metais pesados, tais como o chumbo e o mercúrio podem influenciar a produção de esperma.
Vários outros fatores que são considerados mitos, na verdade, são importantes e merecem a devida atenção no que diz respeito à infertilidade. São eles:
1) Saunas podem reduzir a fertilidade. Saunas e banhos de vapor aumentam a temperatura corporal a um nível que sufoca a produção de espermatozoides.
2) Laptop no colo também pode diminuir a produção, devido ao calor produzido pelo computador.
Como a fertilidade pode ser afetada por muitas variáveis, cada trabalho começa com uma história detalhada e exame físico. Embora às vezes tediosos, as perguntas feitas pelo médico ajudam a direcionar os próximos passos, estreitando os possíveis diagnósticos e tratamentos subsequentes. O espermograma é um passo crítico no trabalho de acompanhamento de um casal infértil. O sêmen deve ser coletado pelo menos três meses após eventos estressantes ou doenças febris (uma febre pode prejudicar a produção de esperma por até três meses, por exemplo).
Discutir suas preocupações com um médico qualificado é a única forma de garantir que suas perguntas serão respondidas de forma precisa. Além disso, quando lidar com a infertilidade, é importante abordar as suas preocupações com uma equipe ampla. Uma equipe na qual você pode confiar é a chave para um tratamento eficaz.
Fonte: http://asrm.org/