Em alguns casos, a mulher apresenta mais de um desses problemas, o que pode interferir ainda mais para ocasionar a infertilidade feminina.
A hiperprolactinemia é o excesso de produção de prolactina – hormônio responsável pela produção do leite. Algumas vezes a causa do excessso de prolactina é um pequeno tumor na hipófise, uma glândula que fica dentro do cérebro que chamamos chamado de prolactinoma, mas que pode ser eliminado através de remédios ou raramente necessitamos fazer uma cirurgia, visando diminuir os níveis de prolactina e restaurar a ovulação nas mulheres.
Quanto amis você secreta prolactina mais difícil você terá ovulações espontâneas. Além dessa causa, o hipotireoidismo também pode provocar o aumento de prolactina no corpo. Ao tratar a tireóide, tudo volta ao normal.
O estreesse e o uso de determinados medicamentos com freqûencia como medicamentos para vômitos, tranqüilizantes, anti-depressivos e alguns anti-hipertensivos também podem aumentar a prolactina.
Segundo o médico especialista em reprodução humana, Evangelista Torquato, a hiperprolactinemia é uma das causas menos conhecidas da infertilidade. “Ela se caracteriza por ausência ou irregularidade menstrual, as vezes galactorréia (produção de leite fora da gestação) e dificuldades de gravidez natural”, acrescenta Evangelista.
A hiperprolactinemia está presente em um terço das mulheres que menstruam de maneira muito irregular e em 90% dos casos que têm a galactorréia. Essa condição pode produzir uma variedade de disfunções. A falta de ovulação é um dos principais sintomas.
Então se você tem irregularidade menstrual dose sua prolactina e faça uma expressão mailar, caso observe a saída de secreção é mandatório também dosar este hormônio, principalmente se esta tentando engravidar.
A Clínica Evangelista Torquato conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos especialistas, como fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, trabalhando em prol do acompanhamento dos pacientes desde o momento anterior à gestação até a criação dos filhos. Lá são realizados tratamentos para infertilidade, diagnóstico genético pré-implantacional, programa de doação de óvulos, obtenção cirúrgica do espermatozóide, fertilização ‘in-vitro’, entre outros serviços.