Tecnologia a Serviço da Vida

O laboratório de fertilização in vitro é o coração de um centro de reprodução humana, é onde acontece a magia da tecnologia. É lá onde são manipulados os gametas masculinos, femininos e os embriões, onde acontecem a fecundação e as primeiras divisões celulares. É fundamental que este ambiente seja o mais limpo possível, pois os efeitos adversos são enormes para os embriões que são expostos aos contaminantes ambientais, como micropartículas aparentemente inofensivas desde fibras provenientes de roupas, talco de luvas cirúrgicas e até mesmo células provenientes de descamação da pele. O curioso é que os profissionais que trabalham nesse ambiente não podem usar perfume nem desodorante. As mulheres não podem entrar se estiverem usando batom, esmalte nem qualquer cosmético.

A própria estrutura do laboratório pode ser um fator poluente, ou de acúmulo de bactérias, como móveis de fórmica, pisos de granito — é um material poroso que acumula fungos e umidade, cilindros de gás carbônico – que de forma equivocada são colocados dentro dos laboratórios. Gases anestésicos também não podem ser prejudiciais, daí a importância de centros de reprodução não se localizarem no interior de hospitais. Vanguarda em know-how.

Com a mesma tecnologia utilizada pelos grandes centros de reprodução europeus, o Centro de Medicina Reprodutiva Bios construiu sua estrutura buscando total isolamento dos laboratórios e salas de cirurgias com a poluição externa. Os painéis, que compõem as paredes, são feitos de chapa de aço inoxidável zincado duplo, isolados com poliuretano e vedados com silicone asséptico. O poliuretano confere isolamento acústico, térmico e não propaga chamas. A junção de tais chapas se dá através de um perfil de alumínio e uma presilha de inox. Esse sistema possibilita a remoção dos painéis para alteração de layout e é a ideal para ambientes estéreis. O piso do laboratório é de PVC.

Para manter a esterilidade do ambiente, o forro instalado nestaclínica é do tipo autoportante que permite que qualquer manutenção que necessite ser realizada se faça sem a entrada de pessoas neste local. A troca de lâmpadas é feita pelo forro.

As luminárias são apropriadas para sala limpa, equipadas com soquetes antivibratórios em policarbonato com trava de segurança, proteção contra aquecimento nos contatos. As portas que fazem a comunicação entre as salas também são especiais, forradas com isolamento interno em poliuretano, revestidas de aço liso zincado.

Os cantos são arredondados para facilitar a higienização. O sistema de fechamento é por fecho elétrico e visor com vidro duplo com camada de ar desidratado. O especialista em reprodução humana, Evangelista Torquato, explica que tudo deve ser minuciosamente observado em um laboratório de fertilidade, a começar pelas condições de temperatura, umidade e luz.

A própria luz ultravioleta das lâmpadas fluorescentes pode ser nociva a gametas e embriões. Para amenizar as condições do ar dentro do laboratório, podem ser utilizados recursos com basicamente dois tipos de filtro; um que faz a filtração de partículas e outro que filtra os compostos orgânicos voláteis, além do sistema de pressão positiva e da construção da sala limpa.
Filtragem garantida. O sistema de filtragem utilizado no Centro de Medicina Reprodutiva Bios é o ideal, os três primeiros estágios de filtração são realizados na casa de máquinas insuflando o ar até os ductos terminais tipo HEPA que são instalados em difusores terminais no ambiente, garantindo uma melhor qualidade e performance ao sistema.

O grande inconveniente é o seu elevado custo, girando aí em torno de 500.000 reais. Nesse tipo de projeto, normalmente se obtém uma ISO classe 5 ou sala 100, portanto menos de 100 partículas suspensas no ar — se formos comparar com aquela sala de consultório com 5.000.000 de partículas, dá para se ter uma idéia do grau de limpeza deste laboratório. O problema é que a maior parte dos laboratórios de fertilização in vitro trabalham em ambientes semelhantes a de um consultório.

No Bios, o ar é totalmente pressurizado e filtrado; desde o laboratório de andrologia onde é processado o gameta masculino passando pelos vestiários, centro cirúrgico, sala de transferência embrionária e laboratório de fertilização in vitro. Esse alto padrão de qualidade dos serviços ofertados são comprovados pelas altas taxas de fertilização, taxas de clivagem embrionária, taxas de implantação e taxas de gravidez. Em relação às antigas instalações, onde as taxas de fertilização se situavam em torno de 33%, hoje os especialistas comemoram o índice de 60% em pacientes selecionadas.

Impureza zero Para que tenhamos uma idéia do grau de limpeza de um ambiente classificado, citaremos a classificação da Norma Federal Standard 209e e da ISO 14.644-1.

Em um consultório comum de 20 m2 com um “split”, piso em granito, ausência de cantos arredondados, pintura derivada do petróleo em média temos 5 a 6.000.000 de partículas suspensas no ar por metro cúbico. Em uma sala 100.000 ou ISO 8 teríamos menos de cem mil partículas suspensas por pé cúbico, em uma sala 10.000 ou ISO 7 teríamos menos de dez mil partículas, em uma sala 1.000 ou ISO 6 menos de mil partículas, em uma sala 100 ou ISO 5 menos de cem partículas suspensas por metro cúbico e assim sucessivamente passando pela sala 10, chegando até a sala 01 existentes em centros da mais elevada tecnologia como a NASA.
Certificação ISO O laboratório de fertilização “in vitro” é classificado pela empresa paulista — CCL como ISO classe 5 ou sala 100, segundo as normas da Federal Standart 209e.

Os vestiários, o corredor de acesso e a sala de transferência embrionária — classificados como ISO classe 7 ou 10.000, o centro cirúrgico classificado como ISO classe 6 ou sala 1.000 além do laboratório de andrologia classificado como ISO classe 8.
Entre os Melhores do Mundo O Centro de Reprodução Humana – Bios é o terceiro laboratório de fertilização “in vitro” dentre os mais de 200 existentes em toda a América Latina a possuir o controle ambiental de ISO classe 5. Não há na Europa um centro que possua essas características; apenas na América do Norte — EUA — onde existem em torno de vinte.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights