Pacientes que apresentam problemas nas trompas de falópio ou na produção de espermatozóides geralmente optam pela fertilização in vitro. Alguns estudos mostram que a utilização da acupuntura junto com a fertilização in vitro pode aumentar as taxas de gravidez e diminuir as taxas de abortos naturais.
Um estudo de 2006 mostrou que mulheres que utilizaram a acupuntura imediatamente antes e após a transferência do embrião tiveram uma taxa de gravidez de 39 e 97% delas carregaram seus bebês até o fim. Das mulheres que não utilizaram a acupuntura, 26% ficaram grávidas e 96% chegaram ao fim da gestação [fonte: Dieterle et al].
Um outro estudo descobriu que três sessões de acupuntura antes e depois da transferência do embrião aumentam as taxas de fertilização. Um estudo com 258 mulheres descobriu um aumento de 10% da taxa de gravidez quando se utilizou a acupuntura em conjunto com a fertilização in vitro
[fonte: Novas tendências em infertilidade (em inglês)].
Resultados ainda mais impressionantes foram obtidos em um estudo em que as taxas de gravidez atingiram mais de 42% após acupuntura durante os tratamentos de infertilidade. Isso é quase o dobro do grupo de mulheres que não utilizou a acupuntura, em que somente 26% delas ficaram grávidas
[fonte: Simon].
Pesquisadores conduziram vários estudos na tentativa de explicar cientificamente os benefícios da acupuntura. Um deles concluiu que a acupuntura pode aumentar as taxas de sucesso da FIV de quatro maneiras possíveis.
1. Modulações neuroendocrinológicas – a acupuntura poderia mudar a maneira com que o sistema nervoso e as glândulas endócrinas interagem. Isso é importante porque as glândulas endócrinas são responsáveis pela secreção de hormônio e os estudos de infertilidade provaram que desequilíbrios hormonais podem ser causa de infertilidade.
2. Aumento do fluxo sangüíneo no útero e equilíbrio das citocinas nos ovários – a acupuntura poderia auxiliar no equilíbrio dos níveis de citocinas do corpo, que estão envolvidas com imunidade. O desequilíbrio de certas citocinas tem sido atribuído à infertilidade, incluindo infertilidade devido à endometriose.
3. Redução de cansaço, ansiedade e depressão – a eliminação de um ou de todos esses fatores consegue aumentar as chances de gravidez.
4. Acupuntura e infertilidade.
5. A acupuntura é uma técnica médica antiga que utiliza a estimulação de pontos de pressão com a finalidade de reequilibrar o corpo de um paciente deixando-o em um estado saudável. O método de estimulação mais comum é a inserção de agulhas em locais específicos da pele.
A prática é popular na China e em outros países asiáticos há mais de 3.000 anos. É utilizada para tratar dor crônica, vício de nicotina, problemas de tireóide, enxaquecas e centenas de outras doenças
[fonte: Pregnancy-Info].
As culturas asiáticas têm usado a acupuntura como tratamento de infertilidade há milhares de anos. Vários estudos recentes mostraram os benefícios de se utilizar a acupuntura como, ou em em conjunto, com um tratamento de infertilidade.
6. Vários estudos recentes mostraram os benefícios de utilizar a acupuntura como, ou em conjunto com, um tratamento de infertilidade
7. O conceito básico de acupuntura envolve uma força energética, ou chi, que viaja pelo corpo em meridianos (canais). O chi afeta todos os aspectos da vida: emocional, espiritual, físico e mental. Yin e yang, as forças opostas que existem no chi, devem ser equilibrados para tornar o corpo saudável. No caso de um desequilíbrio que causa problemas de saúde, os acupunturistas colocam agulhas em pontos específicos dos meridianos para desbloquear a passagem do chi. Os pontos de acupuntura variam de acordo com a doença.
8. A medicina tradicional chinesa identifica vários padrões de desarmonia nos casos de infertilidade em mulheres, incluindo falta de energia, ciclos menstruais irregulares e cansaço excessivo. Então, a acupuntura para mulheres inférteis almeja os meridianos dos rins, do coração e do fígado. Acredita-se que os rins sejam os responsáveis por fornecerem energia ao corpo, então tratar essa área dará à mulher mais energia para oferecer ao corpo. O tratamento do meridiano do fígado regula o fluxo menstrual e reduz os efeitos psicológicos da TPM, da depressão e da ansiedade. Por último, o sistema cardíaco, ao qual se atribui a responsabilidade do estado emocional de uma pessoa. Assim, a acupuntura que almeja esse meridiano ajuda a reduzir o cansaço e promove o relaxamento e a saúde através do processo de concepção. Quando todas as três áreas são tratadas, a qualidade do óvulo melhora, o revestimento do útero se torna mais saudável, os ciclos menstruais são regulados e os hormônios entram em equilíbrio em todo o corpo.
9. De acordo com a medicina ocidental, as causas mais comuns de infertilidade feminina são a síndrome do ovário policístico (SOP), irregularidades de ovulação e desequilíbrio hormonal. A SOP aparece quando os ovários de uma mulher produzem altos níveis de hormônios masculinos. Isso cria um desequilíbrio em todos os seus hormônios, o que pode impedir a produção de óvulos. Cistos podem se formar nos ovários, causando uma diminuição ou interrupção da ovulação. A acupuntura também pode ajudar a reequilibrar os sistemas corporais e a aumentar o fluxo sangüíneo nos órgãos reprodutivos, o que restaura o funcionamento dos ovários.
10. Um bônus adicional do aumento do fluxo sangüíneo nos órgãos reprodutivos envolve o endométrio, que é a membrana de muco presente no útero. O aumento do fluxo sangüíneo torna essa membrana mais espessa, o que faz com que a implantação de um óvulo fertilizado na membrana seja mais possível. Além disso, o reequilíbrio das forças corporais pode ajudar a regular a função da tireóide e a reduzir o peso, dois fatores associados com a infertilidade. Mas quando a saúde geral da mulher afeta a fertilidade (no caso de uma doença de tireóide, por exemplo), o terapeuta utiliza meridianos diferentes.
Não somente para as damas
Os homens também podem tratar a infertilidade com a acupuntura nos meridianos dos rins, do coração e do fígado. Isso pode ajudar na infertilidade causada por cansaço, baixa produção de espermatozóides e má qualidade de espermatozóides. Se a causa é a baixa contagem ou a imobilidade dos espermatozóides, o tratamento deve durar por pelo menos três meses devido ao tempo de maturação dos espermatozóides.
11. O tempo e a consistência também são importantes. O tratamento bem sucedido geralmente envolve de uma a duas sessões por semana durante três a seis meses. Os hormônios de uma mulher podem ser ajustados durante cada semana do ciclo menstrual, então os terapeutas recomendam um mínimo de 12 tratamentos (ou três ciclos consecutivos). Os casais podem continuar as tentativas de engravidar durante o tratamento, mas os acupunturistas geralmente acreditam que o equilíbrio do corpo precisa acontecer antes disso.
O tempo também é um fator importante para as mulheres que estão utilizando a acupuntura junto com a fertilização in vitro. Estudos mostram que o tempo ideal para o tratamento é durante a fase luteal do ciclo menstrual (período pós-ovulação) e o dia da transferência do embrião.
12. Na próxima página, saberemos como a acupuntura e a fertilização in vitro podem trabalhar juntas.
Acupuntura aumenta eficácia de tratamentos de FIV
Estudo apresentado no National Center for Complementary and Alternative Medicine
A acupuntura pode aumentar até 65% as probabilidades de sucesso dos tratamentos de Fertilização In Vitro (FIV), aponta um estudo publicado no sítio do National Center for Complementary and Alternative Medicine.
As conclusões da análise, realizada por especialistas da University of Maryland, nos EUA, e da VU University, na Holanda, foram baseadas em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.
Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas as mulheres tentaram uma gravidez através da FIV – técnica pela qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
Algumas delas foram submetidas a tratamentos de acupuntura, outras estavam a receber uma espécie de acupuntura falsa (em que as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito) e outras não foram submetidas a nenhum método.
Ao analisar o índice de gravidez resultante da FIV, os investigadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a acupuntura tiveram mais 65% de probabilidades de engravidar.
Os especialistas afirmam, no entanto, não estar claro como a acupuntura age, mas acreditam que o stress gerado pelo tratamento para engravidar “pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura”.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.