Hoje o meu “post” vai para os homens…

Homens, minha conversa é com vocês. Estou atuando na Medicina Reprodutiva há pelo menos uns 15 anos e vi várias mudanças acontecerem. Uma das mais importantes: antes em quase 100% dos casos era a mulher, que solitariamente, entrava no meu consultório. Hoje posso afirmar que em quase 100% das minhas consultas o seu companheiro se faz presente. Portanto, aplausos para eles.
Um outro ponto que vi mudar: parecia que a culpa sempre era da mulher… meus amigos e minha amigas eu falei parecia; sabem porque: o homem é responsável por 50% dos casos de infertilidade conjugal; a mulher por 40% e os restante 10% os dois tem problemas. Podemos dizer que o fator masculino é a causa mais comum da infertilidade conjugal. Mais do que a mulher, que secularmente sempre pegou a culpa. Aliás, eu não gosto de usar essa palavra culpa. Ninguém tem culpa, nem você , nem seu companheiro… vocês tem em comum um sonho a ser realizado.
Então, vamos combinar assim: nenhum nem outro tem culpa, ambos são uma única pessoa na busca deste sonho. Mas vamos a Eles: vocês sabiam que os testículos têm uma enorme carga de trabalho, mas enorme mesmo… eles fabricam esperma a uma taxa de 1.000 células de espermatozóides por batimento cardíaco, que registra até centenas de milhões de espermatozóides por dia. Em parte porque os testículos são tão ativos, eles também são extremamente sensíveis a fatores externos, como substâncias químicas, calor, álcool e stress.

Vejam algumas pequenas coisinhas que podem ser melhoradas em você, meu amigo:

Mantenha o laptop sobre a mesa.

Calor é o inimigo principal, o número 01 dos testículos. Então, Evangelista, é por isso que eles ficam fora da  minha barriga, onde a temperatura é mais elevada. Bingo, meu amigo, você acertou. Tal fato, faz com que eles trabalhem a uma temperatura de 2 a 3ºC mais baixa. Quando a temperatura dos testículos aumenta, a produção de espermatozóides é significativamente diminuída. Embora pesquisas não tenham sido completamente realizadas sobre isso, tirem seus laptops de cima das suas áreas genitais.

Ponham em outro local, tem tantos mais, tem que colocar logo aí, meu amigo. Então mantendo-se nesta linha aí vão mais conselhos: evitem saunas, banhos quentes demorados ( isso fará bem a sua saúde reprodutiva e ao meio ambiente ). Na mesma pegada, tirem seus celulares do bolso das suas  calças, ponham em outro local, a radiofrequência que sai deles esquenta a área ao redor. Custa nada! Além disso, se tiverem febre comuniquem imediatamente seu médico, principalmente se estiverem no meio de um tratamento, alías se esta for a situação a dica é: um comprimido de dipirona instantaneamente e um banho daqueles bem frios.

Tive um paciente que no meio de um tratamento, teve uma dengue, o cara que tinha um espermograma espetacular de 70 milhões de espermatozóides, no dia que era pra valer tinha 50 mil… um desastre e o pior: ele não me disse nada, ainda que eu tivesse avisado que nesta intercorrência eu tenho que ser logo avisado. Talvez, também seja bom não ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas. Continuando, recomendamos não usar aquelas bermudas usadas para os praticantes de ciclismo, aliás uma pesquisa recente mostrou que o ciclismo pode ter algum efeito deletério para o espermatozóide. Felizmente, aquele velho mito da cueca tipo “boxer” caiu, pois um estudo mostrou que a temperatura dos testículos nos usuários dela não se elevou.

Fazer  mais sexo é bom para a produção de espermatozóides

Isso aí é uma verdade verdadeira. Ejacular regularmente mantém a produção de espermatozóides no seu melhor pique. Ter relações sexuais uma a duas vezes por dia, enquanto você está tentando engravidar também é uma boa regra. Claro que este foco pode ser no momento da ovulação da sua mulher.  Ejaculação tem que acontecer antes da ovulação, então descobrir quando a ovulação está prestes a ocorrer (por gráficos de temperatura basal do corpo, por exemplo), pela ajuda de uma ultrassonografia, por kits urinários  pode ajudar a determinar o melhor momento para a  relação.

KY

Todos os lubrificantes, se espermicidas ( este termo parece com homicida ) ou não, matam o espermatozóide. Portanto, evitem KY e até saliva. A alternativa?  Ovos brancos. Retire a gema, e você tem um lubrificante perfeitamente amigo do seu espermatozóide. Uma pequena quantidade de óleo de bebê também está bem.

Produtos químicos, Produtos Químicos, em todo lugar.

Como mencionado, os testículos são extremamente sensíveis aos produtos químicos a que o corpo está exposto. O álcool é um gonadotoxina, o que significa que pode reduzir drasticamente a produção de espermatozóide saudável. Acredite você ou não meu amigo, diminua dramaticamente sua ingestão de bebida alcoólica.

Goste você ou não dessa verdade não irei furtar a minha consciência de alerta lo. Pegue esta informação e faça com ela o que a sua consciência mandar… a minha está tranquila; estou produzindo para você uma verdade. Deveríamos limitar a sua ingestão de álcool a 4 onças por semana, quer se trate de cerveja, vinho, ou outros. Uma onça equivale aproximadamente a 30ml.  Pela mesma razão, drogas e cigarros podem prejudicar seriamente a máquina testicular.

O ingrediente ativo na maconha, o THC, afeta negativamente a morfologia (forma) dos espermatozóides, e porque permanece no corpo por 2-3 semanas. Mesmo produtos químicos como os ftalatos (em tudo, desde xampu até brinquedos para crianças) podem diminuir a produção de espermatozóides saudáveis. Talvez, por isso quando no passado tudo era mais natural, a impressão que temos é que se engravidava com mais facilidade.

Quem para a máquina do tempo?

Já sabíamos que a máquina do tempo é cruel com os óvulos da mulher, o que não sabíamos é que a máquina do tempo também não é favorável a nós.  Para os homens com mais de 45, também começam a ser problemas no DNA do esperma (fragmentação de DNA), que aumenta consideravelmente as chances de aborto. E depois de 45 anos, há também cinco vezes o risco de autismo, e duas vezes o risco de síndrome de Down, esquizofrenia e anomalias congênitas.

Varicocele

Acredite ou não, os testículos podem ter varizes, também, e 15% da população masculina sofre com eles. Alguns homens nascem com varicocele e alguns desenvolvem-as mais tarde, pois eles são a causa mais comum de identificação única de infertilidade em homens. Quando as veias nos testículos ficam inchadas, há aumento do fluxo sanguíneo na região, que aquece os órgãos por cerca de 2 ° C. Uma sugestão: os homens fazerem um auto-exame depois de sair de um banho quente, mas não tão quente,  (uma vez que as coisas vão estar mais relaxadas lá embaixo):  Se você ver o que se parece com um saco de vermes, geralmente no testículo esquerdo, este saco poderia ser a varicocele, afirma Goldestein.

Radiação: Protejam nossos garotos!

Homens que estão passando por repetidos raios-x após uma lesão (como uma perna quebrada ou quadril) deve sempre pedir um escudo de chumbo para proteger a virilha durante raios-x. Mesmo o nível de radiação utilizada em tratamentos de câncer pode inibir a produção de espermatozóides.

Estresse realmente importa.

Goldstein diz que o estresse pode impedir seriamente a produção de espermatozóides: em um estudo, ratos que foram forçados a se estressarem, ficarem estéreis dentro de seis semanas. Estresse aumenta epinefrina (adrenalina) e norepinefrina , que contrai o fluxo sanguíneo. Se você está tentando engravidar (e mesmo se você não esta), a prática de exercícios, meditação, sair do trabalho e ir a uma praia no meio da semana pode te ajudar nos malefícios do dia a dia.

Peguei pesado em cima deles hoje, espero que me compreendam… fiquem com Deus… sempre!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights