DOENÇA OVARIANA POLICÍSTICA É DOENÇA SÉRIA!

Tenho dito de forma sistemática que sempre fico muito preocupado quando estou diante desta doença. Vou mostrar para vocês que esta patologia esta longe de apenas causar infertilidade, deixar você com pêlos indesejáveis e sua pele oleosa e com espinhas. Ela ainda é pior do que isso.

Alias bem pior. Recentemente, em fevereiro de 2010 saiu uma metaanálise no Jornal Europeu de Reprodução humana que avaliava a incidência de determinadas doenças nas pacientes portadoras de doença ovariana policística. Desde a descoberta desta patologia em 1935 pouco conhecimento havia se acrescentado. Mas não recentemente. Muitas descobertas apareceram nos últimos anos. A mais relevante delas é o fato das pacientes com esta patologia terem um excesso na secreção de insulina. Bem, mais o que é a insulina? A insulina é um hormônio que é secretado pelo pâncreas quando nos alimentamos. Após uma refeição, é preciso que a glicose que fica no sangue entre na célula, e é aí que entra o papel da insulina. Após ser liberada pelo pâncreas, ela se liga a um receptor que existe na membrana da célula e esta ligação propicia a entrada da glicose para o interior da célula. Pois bem, parece que na paciente com doença ovariana policística existe um problema nesta ligação e assim a glicose não entra tão facilmente e fica mais tempo no sangue. Desta forma, o pâncreas interpreta que precisa secretar mais insulina para fazer a entrada da glicose e assim ele faz, secreta mais e mais insulina. Mas concordem comigo que um dia este pâncreas vai cansar de trabalhar e quando isto acontecer à falta da secreção de insulina fará a glicose aumentar no seu sangue. E glicose aumentada no sangue significa o que? Significa DIABETES. Pois minhas amigas e amigos este conhecimento atual – secreção aumentada de insulina – é a pedra angular na atualidade para explicar os malefícios desta doença. Depois desta breve explicação vamos retornar a metanálise feita pelo Jornal Europeu.

VAMOS AS CONCLUSÕES:

É mais alta a incidência de pré diabetes e diabetes nas pacientes com esta síndrome. É importante saber que a dosagem da glicose no seu sangue em jejum não é o método ideal para saber se você tem diabetes ou pré diabetes. O ideal seria realizar um teste de tolerância a glicose: em jejum, você ingere 75g de glicose e duas horas depois desta ingestão mede a sua glicemia: se ficar acima de 125 e abaixo de 199 você têm um estado de pré diabetes, se estiver acima de 199 você já esta diabética. Portanto, este exame deve ser anual caso seja portadora desta patologia.

As pacientes portadoras desta síndrome têm uma maior incidência da temível Síndrome Metabólica ou Síndrome X. Mas o que vem a ser tal síndrome:
São cinco as características da Síndrome Metabólica:
Circunferência abdominal aumentada > que 88 cm
HDL menor que 50
Triglicerídeos acima de 150
Glicemia de jejum acima de 100
Pressão arterial maior que 130/85mmhg

Destes cinco critérios se você tiver três ou mais deles você será considerada como portadora da síndrome e tais pacientes tem um risco elevado de doenças cardiovasculares. Vamos à realidade que dói: pacientes com doença ovariana policística mais freqüentemente tem a síndrome metabólica e portanto maior risco de doença cardiovascular. Perceba, então minha amiga que esta não é uma doença simples. Muitas vezes chega a paciente no meu consultório preocupada com os cistos no seu ovário, se eles desapareceram ou não e eu preocupado com o coração dela. Para finalizar este texto ficam as minhas humildes orientações para quem tem doença ovariana policística:

NÃO ENGORDEM.
SE IMC ACIMA DE 28, RISCO ELEVADO PARA DIABETES.
ANUALMENTE FAÇA UM TESTE DE TOLERÂNCIA A GLICOSE
ANUALMENTE VEJA COMO ESTÃO SEUS TRIGLICÉRIDOS E SEU COLESTEROL
30 MIN DE CAMINHADA 4X NA SEMANA NÃO MATA NINGÚEM

Mil desculpas pela minha ausência nestas duas semanas, estava com uns probleminhas pessoais, mas estou de volta. Até a próxima semana, fiquem com Deus…sempre!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights