A idade da mulher é o fator prognostico mais importante para o tratamento de reprodução assistida. O gráfico mostra duas linhas: a preta revela a queda na probabilidade de se conseguir uma gravidez natural quando a idade avança e a verde o aumento na probabilidade de infertilidade quando esta mesma idade segue seu curso.
A infertilidade aumenta com a idade. Já as taxas de sucesso de nascimento começam a cair mais intensamente por volta dos 31 anos. Esta curva se torna mais acentuada a partir dos 35-37 anos. Costumo dizer deste ponto em diante é uma queda livre.
Para uma mulher com 44 anos ou mais, a probabilidade de nascimento resultante de uma fertilização in vitro utilizando os próprios óvulos são quase inexistentes. A probabilidade de nascimento acima de 43 anos utilizando óvulos próprios é de apenas 2% por tentativa.
A maioria dos centros de reprodução assistida está disposta a tentar a gravidez usando óvulos da paciente até cerca de 43-45 anos. Depois dessa idade, é oferecido ao casal a doação de óvulos como a abordagem mais realista e adequada.
No entanto, lembro que cada casal é único. Alguns podem ser mais ou menos férteis em comparação com a taxa de sucesso média para sua idade. É preciso que analisemos caso a caso.