30316060

É possível engravidar fora do período fértil?

Quando quer engravidar, a mulher, geralmente, passa a prestar mais atenção ao seu ciclo menstrual — muitas não sabem quando é o tal período fértil ou a ovulação. Surgem dúvidas como: posso engravidar fora do período fértil? Como saber se estou fértil?

Para começar, é preciso conhecer como funciona o seu ciclo menstrual. A partir desse autoconhecimento é que será possível saber quando ocorre a ovulação e quando a mulher está no seu período fértil.

Neste artigo vamos explicar quais os momentos do ciclo em que a mulher pode engravidar e qual a relação desses momentos com o período fértil e com a ovulação. Você sabe quando está ovulando ou está fértil? Não? Então, acompanhe-nos!

O período fértil e a sua duração

Conhecer o seu ciclo menstrual é muito importante na tentativa de engravidar. Um ciclo regular dura de 28 a 30 dias. Tomando-se o dia em que o sangramento iniciou como o primeiro do ciclo, a maturação e liberação de um óvulo (ovulação) ocorrerão entre o 11º e o 17º dia.

Após a sua liberação, esse óvulo sobreviverá e estará em condições de ser fecundado por 24 a 48 horas. Por outro lado, o espermatozoide pode se manter ativo e fecundar um óvulo até 72 horas ou mais após entrar no corpo feminino.

Assim, calcula-se o período fértil como os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, sendo o seu pico no 14º dia. Se houver uma relação sexual sem proteção 2 dias antes da ovulação, ainda há chances de a mulher engravidar — por isso essa janela de tempo de 6 dias férteis no mês.

A chance de engravidar fora do período fértil

Esse período é precioso, uma vez que não há fecundação se os espermatozoides e o óvulo não se encontrarem enquanto estão viáveis. Isso significa que não há chance de engravidar fora do período fértil.

Você pode estar pensando: “Ah, mas a vizinha da minha amiga disse que engravidou tendo relações sexuais menos de uma semana após acabar a sua menstruação.” Isso indica que o período fértil ocorreu fora do tempo esperado; seja por um ciclo menstrual irregular ou uma ovulação fora do período esperado. 

A ovulação adiantada

Nas mulheres com ciclo regular ainda há duas outras possibilidades: a ovulação pode adiantar ou até ocorrerem duas ovulações no mesmo mês.

Os fatores que podem adiantar a liberação do óvulo são as doenças crônicas, mudanças radicais nos hábitos de vida, má alimentação, fumo, álcool e estresse. Situações estressantes que induzam a picos de adrenalina também podem levar a uma segunda ovulação naquele ciclo.

Como saber se você está no período fértil

A mulher que quer engravidar precisa prestar atenção a esses sinais do seu corpo que demonstram a ocorrência da ovulação:

  • dores em um dos lados do abdômen por poucas horas;
  • aumento da libido;
  • alterações da temperatura corporal, diminuindo antes e aumentando acentuadamente depois da ovulação;
  • mudanças no muco cervical, que antes tem a consistência de clara de ovo e torna-se mais “fino”;
  • a posição do colo uterino que se apresenta mais alto, suave e úmido.

Nesse ambiente mais favorável, havendo espermatozoides ativos e um óvulo maduro, as chances de concepção são muito boas. Por tudo isso, não é possível engravidar fora do período fértil.

Quer saber como calcular o seu período fértil? Leia este outro post e saiba mais sobre como reconhecer os sinais de ovulação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: