É corrimento ou uma secreção vaginal?

Às vezes aparecem manchas na calcinha da mulher sem que ela saiba exatamente o que está acontecendo. Sempre surge a dúvida: é só uma secreção vaginal normal ou é um corrimento? Qual a diferença entre os dois? Por serem muito parecidos, o corrimento e a secreção vaginal podem confundir a mulher.

De acordo com a ginecologista Claudia Georgia, quando se trata de secreção vaginal normal, pode ser uma secreção transparente, viscosa, semelhante à clara de ovo, que aparece em geral durante o período de ovulação, podendo ocorrer durante o período pré-ovulatório, ou uma secreção de cor branca bem clara, sem odor desagradável, prurido ou ardência. Deve aparecer também durante a relação sexual, com a função de lubrificar a região e de proteger o tecido vaginal contra lesões. “As secreções normais não são motivo de preocupação”, acrescenta a médica.

Já o corrimento é uma secreção branca, semelhante a leite talhado, amarela ou mesmo esverdeada, surge quando há alguma infecção genital ou pode estar relacionada a alguma doença sexualmente transmissível (DST). Essa secreção causa coceira ou ardência e pode ter um cheiro desagradável. É necessário ir imediatamente ao ginecologista para diagnosticar o tipo de infecção. “Corrimentos são um sinal de que há algo errado com a saúde íntima feminina. Um corrimento não tratado pode levar a infecções mais graves, como a do colo do útero, comprometendo as tubas uterinas e até os ovários”, alerta a Dra. Claudia Georgia.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights