Varicocele: o que é?

A varicocele é um problema anatômico nos testículos, que consiste na presença de varizes no escroto. Lembrando que os testículos são os órgãos masculinos responsáveis pela produção de gametas, os espermatozoides e a varico pode comprometer a fertilidade masculina.

Quando a varicocele está presente, o sangue que chega aos tecido testicular não consegue ser drenado corretamente e fica estagnado, o que determina o alargamento das veias do plexo. Esse é, basicamente, o mesmo processo que ocorre na formação das varizes de membros inferiores.

Saiba no post quais são mais detalhes sobre a varicocele varicocele, os seus sintomas e como tratar o problema.

Quais são as causas da varicocele?

A varicocele não tem uma causa bem determinada. Sabe-se que há uma ausência ou incompetência das válvulas das veias que garantem o fluxo sanguíneo normal de sangue, visto que seu bom funcionamento é imprescindível para que o sangue não retorne.

Outra possível causa está relacionada à obstrução parcial da veia espermática, seja devido à compressão (por tumores, por exemplo), seja por trombos (coágulos formados no organismo).

Quais são os sintomas?

A maioria dos pacientes é assintomático, ou seja, não tem alterações em seu bem-estar. Em alguns casos, o homem pode sentir sensação de massa em torno do testículo e dor constante, ter atrofia do testículo ou apresentar veias tortuosas visíveis na pele do escroto.

Quando presentes, os sintomas são mais comuns do lado esquerdo. No entanto, é comum que a varicocele só seja descoberta quando o homem tem problemas de fertilidade, momento em que é feita uma investigação detalhada do aparelho reprodutor masculino. É importante salientar que a varicocele não afeta a ereção.

Existem complicações?

Acredita-se que um terço dos homens que procuram clínicas de infertilidade tenha varicocele. Sendo assim, essa é a complicação mais séria e comum. Isso acontece porque o acúmulo de sangue prejudica a função normal do testículo. Como consequência, há diminuição do número de espermatozoides no sêmen e alterações que prejudicam a sua motilidade, podendo afetar a fertilidade.

A varicocele não é uma doença grave, porém requer atenção para evitar que o problema progrida.. Além disso, a fertilidade pode ser otimizada após o tratamento correto ser instituído.

Quais são os tratamentos disponíveis?

A cirurgia é a principal forma de tratamento da varicocele. O paciente que tem sintomas constantes, que tem atrofia testicular ou que está infértil devido à varicocele pode optar por cirurgia para corrigir as veias dilatadas. A técnica com melhores resultados no longo prazo é através de microcirurgia, em que um microscópio cirúrgico é utilizado para gerar maio precisão e segurança durante a identificação das veias doentes.

Deu para perceber que, apesar de ser uma das principais causas de infertilidade masculina, a varicocele tem ótimo resultado após cirurgia. Após alguns meses de pós-operatório comumente já é possível constatar uma melhora no espermograma. Sendo assim, homens com suspeita de varicocele ou dificuldades para engravidar a parceira devem procurar um medico especializado a fim de diagnosticar e tratar o problema o mais precocemente possível.

Se você gostou do artigo, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar!