Qual a importância do ultrassom morfológico do primeiro trimestre?

Quando falamos em gravidez, pensamos também em cuidados pré-natal. Logo nos vem à mente um dos exames mais importantes do início da gravidez, o ultrassom morfológico do primeiro trimestre de gestação. Através desse exame, o médico pode avaliar pela primeira vez a saúde do bebê e sua relação com a mãe. Em geral, esse rastreamento deve ser realizado entre 11 e 14 semanas de gestação, fazendo parte da rotina pré-natal da gestante e não exigindo jejum ou preparo especial para os exames.

Segundo o Dr Everardo Guanabara, a partir do ultrassom morfológico do primeiro trimestre, é possível identificar a vitalidade do feto, a idade gestacional, identificar malformações fetais e indícios de alterações associadas a síndromes cromossômicas, como Down, Edwards e Patau. “É possível identificar ocorrências de urgência/emergência obstétrica comuns nessa fase da gestação, como abortamentos, gestação ectópica (aquela que ocorre fora do útero) e doença trofoblástica gestacional”, acrescenta o médico.

Os cuidados pré-natais incluem também um teste sanguíneo para avaliar os níveis de duas substâncias específicas no sangue materno, além do exame ultrassonográfico, que avalia a medida da translucência nucal (líquido localizado na parte posterior do pescoço do feto) e de marcadores como osso nasal, regurgitação da válvula tricúspide e avaliação do ducto venoso. Everardo Guanabara explica que esse acompanhamento pode ser realizado na Clínica Evangelista Torquato.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights